Idoso com bandeira da Palestina é hostilizado na orla da praia em Guarujá; VÍDEO
Por Santa Portal em 15/04/2025 às 20:00

Um idoso de ascendência libanesa foi vítima de xingamentos ao carregar as bandeiras da Palestina e Líbano na orla da praia das Astúrias, em Guarujá, no início da tarde de domingo (13).
Nas imagens, divulgadas nas redes sociais, é possível ver um ambulante e um banhista impedindo que um homem chegasse perto da vítima. “É [bandeira da] Palestina?”, pergunta. Em seguida, o homem arranca as duas bandeiras da mão do idoso, que questiona “você quer me bater?”.
O homem, com as bandeiras em mãos, repete várias vezes “Palestina não” enquanto é contido por um ambulante. Após conseguir recuperar as bandeiras, o idoso pergunta se alguém poderia ligar para a Polícia Militar. No entanto, uma mulher o interrompe, dizendo que ninguém acionaria o 190. “Vocês também? Vocês também apoiam o genocídio?”, pergunta várias vezes o idoso. A mulher aparece mais uma vez nas imagens alegando que o Hamas, grupo extremista palestino, teria “arrancado crianças do ventre [da mãe] com a mão”.
Em nota, a Prefeitura de Guarujá informou que a Guarda Civil Municipal (GCM) não foi acionada para a ocorrência. “O município repudia qualquer episódio de intolerância e reitera que a xenofobia é tipificada como crime, previsto na Lei Federal nº 9459/97”, complementa o posicionamento da administração.
Procurada pelo Santa Portal, a Secretaria de Segurança Pública (SSP) informou que a Polícia Militar foi acionada para atender uma ocorrência de desentendimento. De acordo com os agentes, o idoso relatou ter sido agredido por banhistas enquanto caminhava pelo calçadão com as bandeiras, além de ter tido os objetos danificados.
No momento da chegada da viatura, os banhistas já haviam deixado o local. O idoso foi orientado a formalizar o registro do boletim de ocorrência, mas optou por não fazê-lo naquele momento. Ele também foi orientado sobre o prazo legal para eventual representação judicial.
A reportagem não localizou os banhistas ou suas defesas. O espaço segue aberto para manifestações.
Israel x Hamas
O atual conflito entre Israel e o Hamas teve início em 7 de outubro de 2023, após uma ofensiva do grupo à fronteira da Faixa de Gaza com o sul de Israel.
Desde então, é estimado que mais de 50 mil palestinos tenham sido assassinados pelo Exército de Israel. Do lado israelense, mais de 1.100 civis e militares foram mortos.
Reprodução