Santos registra menor índice de mortalidade infantil de toda a sua história
Por #Santaportal em 18/10/2020 às 20:17
SANTOS – O prefeito de Santos, Paulo Alexandre Barbosa, anunciou em sua live na noite deste domingo (18) que a Cidade atingiu o menor índice de mortalidade infantil de toda a sua história.
De acordo com os dados da Administração Municipal, a taxa de mortalidade materno infantil está em 8,2% em Santos. Esse percentual é medido no Brasil desde 1913 e, desde então, o município jamais havia registrado um índice tão baixo.
Hoje como é Dia do Médico quero fazer uma justa homenagem a esses profissionais e anunciar que Santos tem a taxa de mortalidade infantil mais baixa de sua história. Santos sempre teve um indicador alto nesse quesito e essa redução sempre foi um dos objetivos do meu governo. A minha meta sempre foi reduzir a taxa de mortalidade infantil e ficamos felizes de alcançar a menor taxa de mortalidade infantil da história da Cidade. Esse é um dado que me deixa muito feliz, satisfeito. Isso significa que estamos conseguindo preservar mais vidas. Reduzindo taxas e salvando vidas, esse é um indicador histórico e que deve ser comemorado por todos nós, disse Paulo Alexandre.
A chefe da Seção de Vigilância da Mortalidade Materno Infantil de Santos, Josiane Xavier Castro, também participou da live do prefeito e destacou como foi possível chegar a esse resultado. Esse é um trabalho de equipe. Tivemos apoio total da gestão da Secretaria de Saúde, desde quando cheguei na Seção de Vigilância, pois conseguimos ver dia após dia o atendimento e, aos poucos, fomos conseguindo subir os números. Estudávamos muito os casos individualizados, sabendo onde poderíamos intervir e onde poderíamos corrigir os erros. É muito gratificante chegar a esse resultado, foi um trabalho de formiguinha de todos. Juntávamos os dados, cada criança que ia a óbito tinha o seu caso discutido e isso foi fundamental para trabalharmos em cima disso. Foi muito gratificante chegar a esse nível. Atingimos um patamar importante, mas acredito que conseguiremos diminuir ainda mais esses indicadores, comentou.

Foto: Reprodução
CAT está quase pronto
Segundo Paulo Alexandre, o Centro de Atividades Turísticas (CAT), que faz parte do projeto Nova Ponta da Praia, deverá ser entregue nos próximos dias. O novo espaço incluiu, entre outras obras, o Novo Mercado do Peixe e o Deck dos Pescadores.
Diferentemente do Centro de Convenções que será desativado no Campo Grande, este será público (municipal), com a vantagem de ser totalmente climatizado, abrangendo uma maior variedade de eventos, incluindo aqueles que exigem controle da temperatura.
Esse espaço será muito mais moderno, com a estrutura toda pronta, estimulando o turismo de negócios. O controle e administração vão pertencer a Cidade. Na licitação participou a maior empresa de eventos do mundo, a GL Events Centro de Convenções Ltda, que trabalha com os centros de convenções de Paris, Salvador, Rio de Janeiro e escolheu Santos para gerar emprego e renda. É mais uma empresa que acredita em Santos. Vai ser um belo equipamento que estamos deixando, pois sabemos que as cidades que estiverem melhor preparadas após a pandemia vão largar na frente, afirmou o chefe do executivo santista.
Os dois espaços principais do novo CAT são o pavilhão de feiras e exposição, com 8,5 metros quadrados e o salão de convenções e shows, com 4,5 mil metros quadrados, tamanho idêntico ao do Mendes Convention Center. Completam a estrutura um estacionamento com 380 vagas e um heliponto na cobertura.
O pavilhão de feiras e exposições tem capacidade para 4 mil pessoas (em casos de feiras com estandes montados). Já o salão de eventos comporta até 3,2 mil pessoas (em casos de apresentações musicais).
O espaço ganhou também um mural, que reúne símbolos históricos da Cidade: a Bolsa do Café, o Bondinho, o Rei Pelé e o Porto de Santos. A obra é assinada pelo artista Eduardo Kobra. O resultado foi vistoriado neste sábado (17) pelo prefeito Paulo Alexandre Barbosa.

Foto: Divulgação