Projeto de Lei quer obrigar prédios comerciais a instalar recarga elétrica em garagens

Por Santa Portal em 05/08/2022 às 06:15

Imagem ilustrativa/Unsplash
Imagem ilustrativa/Unsplash

Um Projeto de Lei Complementar que foi apresentado na Câmara Municipal de Santos nesta terça-feira (2) quer obrigar prédios comerciais da cidade, como shoppings, hipermercados entre outros estabelecimentos, a instalarem estação de recarga para veículos movidos a energia elétrica.

A autoria é do vereador Benedito Furtado (PSB). Os empreendimentos já existentes terão um prazo de cinco anos para fazer as novas adaptações a partir da publicação da lei.

O projeto deixa como opção para as edificações qual tipo de estação deverá ser instalada, que podem ser meras tomadas de 110v ou 220 volts ou as estações de carga rápida, dependendo do poder econômico de cada proprietário.

O equipamento deverá estar a disposição para cada vaga de estacionamento, com medição individualizada, fazendo com que cada proprietário da vaga pague o que for consumido.

Segundo o vereador, apesar do comércio de carros híbridos e elétricos ainda ser uma novidade no Brasil, as multinacionais já concentram todos seus novos projetos em carros totalmente elétricos. Na Europa, a produção de carros a combustão terá fim em 2035. Algumas empresas como a Volvo, Volkswagen, Nissan e Honda já se anteciparam e declararam que em 2030 todos os veículos destas montadoras serão 100% elétricos, ou seja, em um futuro bem próximo.

“Santos tem a chance de ser pioneira no Brasil, na adaptação das vagas de estacionamento em garagens coletivas para veículos elétricos ou híbridos. É preciso planejamento antecipado, pois em nosso país as coisas costumam demorar um pouco mais e o prazo para o fim dos carros a combustão está próximo”, afirma Furtado.

loading...

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.