Por presença de Bolsonaro, assinatura de projeto executivo da Ponte dos Barreiros fica para sexta
Por Ted Sartori/#Santaportal em 07/01/2020 às 13:25
OBRAS – Antes programada para hoje, a assinatura de contrato entre a Prefeitura de São Vicente e a empresa que ficará responsável pelo projeto executivo da reforma emergencial das pilastras da Ponte dos Barreiros passou para sexta-feira (10). O motivo é que há previsão que o presidente Jair Bolsonaro esteja presente na cidade na data.
A confirmação foi dada pelo prefeito Pedro Gouvêa, em entrevista ao Santaportal. “Ele quer conhecer o problema in loco e tudo o que estamos fazendo em termos de planejamento. Aí preferimos adiar a assinatura do projeto executivo para fazemos junto com ele. Estamos preparando tudo para recebê-lo”, afirmou, após reunião com secretários a respeito do tema.
As tratativas para a vinda de Jair Bolsonaro aconteceram entre ontem e hoje. Gouvêa conversou com Renato Bolsonaro, irmão do presidente, e com a assessoria do Planalto. O horário do ato ainda não está definido, pois depende de ajustes com a agenda do presidente. “Não sabemos ainda se faremos a assinatura na Prefeitura ou na Ponte dos Barreiros, na base que montamos lá. Sabe como é agenda de presidente, mas a previsão é que ele esteja aqui para isso na sexta-feira”, disse.
O projeto executivo serve para definir, por exemplo, quanto será gasto de material. Posteriormente, outra empresa será contratada para realização das obras que, depois de iniciadas, irão demorar cerca de dois meses. Elas vão se concentrar nos 50 pilares que estão em situação crítica segundo o IPT.
A Secretaria de Obras Particulares esclarece que o processo do projeto executivo emergencial para a recuperação da ponte foi elaborado, conforme pedido do Instituto de Pesquisas Tecnológicas, e agora a Prefeitura contratará a obra emergencial para a correção das 50 estacas (pilares) apontadas pelo IPT como mais críticas. A obra será realizada na parte de baixo do equipamento, sem a necessidade de interdição da passagem para pedestres.
Medidas adotadas
O Governo Federal aprovou junto ao Senado cerca de R$ 58 milhões para a recuperação da estrutura da Ponte dos Barreiros. O valor será liberado assim que o Ministério do Desenvolvimento Regional aprovar a proposta apresentada pela Prefeitura de São Vicente.
Desde que a Justiça determinou a interdição da ponte, a partir de 30 de novembro, a Prefeitura de São Vicente tem adotado medidas para diminuir os impactos sobre a população.