Polícia Federal irá fazer uso de drones para prevenir crimes eleitorais
Por #Santaportal em 27/10/2020 às 14:03
ELEIÇÕES – A Polícia Federal vai fazer uso de drones para ajudar a prevenir crimes eleitorais em todos os estados brasileiros durante as eleições municipais, cuja data do primeiro turno será no dia 15 de novembro. Os equipamentos serão destinados a municípios estratégicos, entre eles os que estão sobre a jurisdição da Delegacia de Polícia Federal de Santos, aqui na Baixada Santista.
Os mais de 100 drones usados pela PF irão sobrevoar as principais zonas eleitorais, fiscalizando crimes como a boca de urna, transporte irregular de eleitores, coação para voto, violência e ameaças graves, entre outros.
Segundo a Polícia Federal, os drones são capazes de voar em altitudes elevadas, tornando-se imperceptíveis. Eles também têm câmeras com um zoom capaz de identificar placas de veículos, pessoas suspeitas, compras de voto e entregas de santinho com imagens de qualidade. Estas imagens serão enviadas instantaneamente para a Polícia Federal, que deverá tomar medidas em caso de atividades suspeitas. A partir disso, policiais devem ir até o local para levar os suspeitos até uma delegacia.
Com o uso do drones a Polícia Federal visa ainda reduzir o número de policiais em contato com a população que não está envolvida em atividades ilícitas, por conta das medidas de distanciamento contra o novo coronavírus.
O primeiro turno está marcado para o dia 15 de novembro, com horário de votação das 7h às 17h; Já o segundo turno para as cidades onde será necessário, no dia 29 de novembro.
Veja abaixo os vídeos: