No Dia Mundial da Luta contra a Pólio, Rotary promove vacinação no Gonzaga
Por #Santaportal em 24/10/2020 às 12:21
POLIO – O Rotary promove hoje, na Praça das Bandeiras, no Gonzaga, uma campanha de vacinação contra a poliomielite. Crianças de até 5 anos devem ser imunizadas contra a doença, que está praticamente erradicada em todo o mundo e que não tem novos casos no Brasil há muitos anos. O Rotary International tem grande participação nesse processo de erradicação da doença no mundo.
A erradicação da pólio constitui uma das iniciativas mais longas e importantes da trajetória da instituição. “Junto com nossos parceiros, ajudamos a imunizar mais de 2,5 bilhões de crianças contra a paralisia infantil em 122 países, representando uma redução de 99,9% no número de casos mundiais”, diz o clube sobre a paralisia infantil.
Estado
Em São Paulo, ainda é precisa vacinar mais de 1,6 milhão de crianças com menos de 5 anos contra poliomielite para atingir 95% da cobertura do público almejado, equivalente a 2,1 milhão de crianças. Cerca de 500 mil crianças foram imunizadas contra a pólio, apenas 20,9% da população nessa faixa etária.
A campanha, que segue até o dia 30 de outubro, tem como principal objetivo aumentar a cobertura vacinal e atualizar cadernetas, aplicando doses de vacinas importante s e que podem estar pendentes, garantindo assim a devida proteção contra os vírus que circulam no território. Para garantir a prevenção contra a poliomielite, pais ou responsáveis por crianças com idade entre 1 ano e menores de 5 anos devem levar os pequenos para receber a gotinha (vacina oral, VOP).
No último sábado (17), postos de vacinação de todo o estado participaram do Dia D da campanha, aplicando milhares de vacinas em crianças e adolescentes. É preciso ter a consciência da importância da imunização das nossas crianças. Essa é a única forma de prevenirmos diversas doenças graves, que podem ser fatais. Trata-se de uma responsabilidade individual e coletiva, alerta o secretário estadual de Saúde, Jean Gorinchteyn.
Ao comparecer em um dos postos de vacinação, as famílias são orientadas em relação a todos os tipos de vacinas disponíveis atualmente no SUS, explica a coordenadora do Programa Estadual de Vacinação, Helena Sato. Campanhas como essa são altamente eficazes na erradicação de doenças e na eliminação do risco de reintrodução dessas enfermidades em nosso território. No geral, são indicadas coberturas vacinais de 90% e 95% para proteção efetiva da população, e a ampliação da adesão é fundamental para que esses índices sejam alcançados, completa.