Ministério Público abre inquérito civil por causa de ônibus lotados em Santos
Por #Santaportal em 28/10/2020 às 22:31
SANTOS – O Ministério Público do Estado de São Paulo instaurou um inquérito civil para apurar a razão de ônibus estarem lotados, além de irregularidades devido à falta de medidas de higiene e prevenção contra a Covid-19 no transporte público municipal de Santos.
A manifestação ao MP foi feita pelo vereador Fabrício Cardoso, que já havia cobrado em plenário que a empresa responsável pelo transporte da Cidade seguisse os protocolos indicados pelos órgãos de saúde para o combate ao novo coronavírus, como a resolução dos problemas dos ônibus lotados e da frota reduzida em operação no município.
Com base no documento apresentado, o Ministério Público decidiu abrir um inquérito civil para a investigação da prática de eventuais abusos e má prestação do serviço pela concessionária do coletivo municipal.
Além disso, o órgão recomenda que a Viação Piracicabana coloque 100% de sua frota nos horários de pico, promovendo também o distanciamento dos usuários do coletivo, tanto no interior dos ônibus quanto nas plataformas de embarque e desembarque. A empresa também terá que garantir a higienização e esterilização dos veículos após cada viagem, com álcool em gel disponíveis para usuários e motoristas.
A cópia do ofício do MP Estadual foi enviada para Fabrício Cardoso e Nicole Zadorestki, além da Viação Piracicabana, CET, Prefeitura de Santos e o Procon Santos.
O #Santaportal entrou em contato com a Viação Piracicaba e a Prefeitura de Santos sobre o assunto. A Prefeitura e a CET-Santos informam que receberam a referida recomendação, analisarão os fundamentos apresentados e prestarão os devidos esclarecimentos ao Ministério Público.