Menino de 1 ano morre com suspeita de meningite em Guarujá; outro bebê segue internado com diagnóstico confirmado

Por Santa Portal em 13/11/2025 às 10:20

Divulgação/PMG
Divulgação/PMG

Um menino, de 1 ano, morreu na manhã de quarta-feira (12) no Hospital Santo Amaro, em Guarujá, no litoral de São Paulo, com suspeita de meningite. De acordo com nota divulgada pela unidade, o corpo foi encaminhado ao Serviço de Verificação de Óbito (SVO), responsável pela análise que poderá confirmar a causa da morte.

No mesmo hospital, outro bebê, de 1 ano e 1 mês, permanece internado na ala pediátrica desde segunda-feira (10). Segundo o Santo Amaro, a criança está estável e teve o diagnóstico confirmado de meningite bacteriana. A Prefeitura de Guarujá não respondeu sobre outros casos na cidade.

A Baixada Santista somou 57 casos de meningite, com 11 mortes, entre janeiro e outubro deste ano, conforme dados do Departamento Regional de Saúde. A meningite é uma inflamação das membranas que envolvem o cérebro e a medula espinhal e pode ser causada por vírus, bactérias, fungos ou parasitas. As formas viral e bacteriana são as que mais preocupam as autoridades de saúde, devido ao maior risco de surtos.

Entre os sintomas estão febre alta, dor de cabeça intensa, náusea, rigidez na nuca e manchas na pele. Em caso de suspeita, o atendimento médico deve ser procurado imediatamente, reforça a Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo. A pasta também alerta que a vacinação é a principal forma de prevenção. As vacinas meningocócicas C e ACWY estão disponíveis em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) do estado. São Vicente passou a exigir a apresentação de declaração de vacinação nas escolas.

Histórico recente na região

Um homem de 38 anos, morador de Cubatão, que foi internado em Barueri no dia 3 de novembro, com meningite bacteriana. Na cidade, foram quatro casos confirmados de janeiro a setembro com três óbitos, todos de adultos de 20 a 52 anos.

Casos de meningite já haviam sido confirmados em Praia Grande, em um menino de 2 anos que segue internado no Hospital das Clínicas de Mogi das Cruzes. No mesmo mês, o município também registrou a morte de uma menina de 11 anos diagnosticada com meningite bacteriana do tipo C.

Já em Santos, um estudante da Escola Municipal José Bonifácio, em Santos, foi diagnosticado com meningite viral, uma forma mais leve da doença. Na sequência, Santos confirmou um segundo caso em uma escola municipal. De acordo com a prefeitura, o estudante foi diagnosticado com meningite bacteriana pneumocócica.

loading...

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.