São Vicente passa a exigir a apresentação de declaração de vacinação nas escolas
Por Santa Portal em 13/11/2025 às 06:00
Com o objetivo de aumentar a cobertura vacinal de crianças e adolescentes, principalmente contra a Meningite C, São Vicente criou um decreto que torna obrigatória a apresentação da declaração de vacinação no ato da matrícula ou rematrícula escolar em toda a rede pública de ensino.
Segundo a Prefeitura, a declaração era exigida apenas nas creches, mas, a partir de agora, será solicitada para todo o ciclo da Educação Básica: Educação Infantil, Ensino Fundamental I, Ensino Fundamental II e Ensino Médio.
A declaração deve ser emitida exclusivamente pelas Unidades de Saúde da rede pública municipal, mediante a verificação do cartão de vacinas. Nela, deve constar a situação vacinal da criança ou adolescente, se está em dia ou se falta algum imunizante. O documento terá validade de 12 meses, contados da data de emissão.
Hoje, a cobertura vacinal para Meningite C, uma das formas mais graves da doença, está em 76,23% no município, abaixo do que é preconizado pelo Ministério da Saúde, de 95% do público-alvo.