Novo caso de meningite é confirmado em escola municipal de Santos
Por Santa Portal em 30/10/2025 às 18:40
Um estudante da Unidade Municipal de Ensino (UME) Leonor Mendes de Barros, no bairro Gonzaga, em Santos, no litoral de São Paulo, foi diagnosticado com meningite bacteriana pneumocócica. Esse é o segundo caso de meningite confirmado em uma escola municipal de Santos.
Segundo informações da Prefeitura, o caso foi confirmado no início do mês, não demandando medidas de prevenção junto aos contactantes. “Importante salientar que há mais de 20 dias não há contato presencial do paciente com a comunidade escolar”, diz a Administração Municipal, por meio de nota.
A Secretaria Municipal de Saúde informa ainda que em 2025 foram registrados quatro casos de meningite em Santos, cada uma causada por um agente diferente – sendo um viral, um bactéria pneumococo, um não especificada e um por hemófilo.
A Secretaria de Saúde emitiu uma série de recomendações para evitar o contágio por meningite.
Seguem as medidas recomendadas:
– Reforçar a higiene das mãos com água e sabão, especialmente antes das refeições e após o uso de sanitários;
– Manter a limpeza e desinfecção regular de superfícies, brinquedos e utensílios compartilhados;
– Manter boa ventilação dos ambientes;
– Lembrar sempre da etiqueta respiratória (cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar, utilizar lenço descartável, higienizar as mãos após tossir/espirrar);
– Evitar compartilhamento de objetos de uso pessoal, como copos, talheres e garrafas.
– Manter a caderneta de vacinação em dia