Lançamento do Sudeste Export aconteceu hoje no MSC Sea View; evento vai acontecer em maio de 2020
Por Gustavo Klein /Santaportal em 09/12/2019 às 17:52
PORTO – A Una Eventos promoveu hoje o lançamento do Sudeste Export em grande estilo: a festa ocorreu dentro do transatlântico MSC Sea View e reuniu autoridades portuárias e empresários, como o presidente da MSC e o Capitão dos Portos do Estado de São Paulo. O Sudeste Export é um dos cinco eventos regionais que acontecem no próximo ano e que são ligados ao Brasil Export (antigo Santos Export), programado para outubro em Brasília.
O encontro reunindo autoridades, participantes dos comitês orientadores e representantes de empresas e entidades. Nosso Fórum Regional de Logística e Infraestrutura Portuária Brasil Export começa grande, fortalecido com cinco eventos regionais que contemplarão a realidade dos diferentes portos do país. Temos uma grande responsabilidade, que é trazer soluções através de um trabalho de articulação de todos os comitês orientadores para os eventos com formatos inovadores e a participação de autoridades e especialistas nos temas escolhidos, disse.
“Sentimos a necessidade de regionalizar os eventos, de promover discussões voltadas para cada região especificamente”, diz Fabrício Julião, da Una. O Sudeste Export acontece nos dias 18 e 19 de maio e vai ter um formato inovador. “Uma parte do dia 18 vai ser dedicada ao Porto de Santos. Muitas autoridades, principalmente de Brasília, não conhecem o Porto, nunca estiveram aqui, não sabem dos problemas. Vamos organizar uma visita completa com todas essas autoridades, que vão passar parte do dia aqui e depois sobem a serra para a abertura do evento, que será na Capital”, diz Fabrício.
Pelo Grupo MSC, falou Adrian Ursilli, destacando os desafios da temporada de cruzeiros que está começando e o compromisso de gerar investimentos e empregos, além de uma atuação crescente, atualmente abrangendo 65% do mercado. Também revelou que, a partir do próximo ano, virá ao Brasil o MSC Grandiosa, o maior navio de passageiros da empresa, com 331 metros de comprimento, 43 metros de largura e 67 metros de altura, superior a média de um prédio de 20 andares.
Henry Robison, também do Grupo MSC e coordenador do Comitê Orientador do Sudeste Export, encerrou a apresentação ressaltando a questão da privatização e a importância do Porto de Santos nesse processo, além de valorizar a ampliação dos debates para os outros portos do Sudeste. Também esteve presente o Capitão dos Portos de São Paulo, Capitão de Mar e Guerra Daniel Américo Rosa Menezes.
O próximo a ser lançado será o Norte Export, na próxima sexta-feira, em evento que vai contar com o presidente do Senado, Davi Alcolumbre.


Fabrício, diretor-presidente da UNA Eventos, falou sobre o lançamento do Sudeste Export. Veja:
