Funcionários do Hospital Irmã Dulce levam música aos pacientes
Por Santa Portal em 31/12/2021 às 18:45
Um violão e algumas vozes. Só isso já basta para provocar sorrisos e aliviar o ambiente nos corredores e quartos do Complexo Hospitalar Irmã Dulce. Com muita alegria e emoção, os funcionários do hospital formaram um coral que frequentemente leva música e animação para os pacientes internados e também para os colegas de trabalho que têm a missão de salvar vidas.
A última cantoria do ano ocorreu na última terça-feira (28), quando o coral passou por vários andares e alas do complexo cantando músicas com mensagens positivas. Entre as canções escolhidas estiveram: “Mais uma Vez”, de Renato Russo e Flávio Venturini, “O Sol”, de Vitor Kley, “Daqui só se Leva Amor” e “Dias Melhores”, do Jota Quest, “Imagine”, de John Lennon, “É Preciso Saber Viver”, de Roberto Carlos e Erasmo Carlos e “Não Quero Dinheiro (Só Quero Amar)”, de Tim Maia.
Segundo a coordenadora de enfermagem, Claudia Pereira dos Santos, a possibilidade de cantar para as pessoas dentro do hospital é um verdadeiro presente. “Essa interação com o paciente não tem preço para o profissional de saúde. Dentro do hospital nós vemos a essência do ser humano. E aqui também nós extraímos o melhor das pessoas e doamos o que nós temos. Eu fico emocionada porque as coisas aqui acontecem por causa dos funcionários que dão o melhor de si para proporcionar momentos como esse”, afirmou.
A cada novo grupo que o coral alcançava, uma troca diferente, um olhar de curiosidade, que depois gerava em sorriso e muitas palmas. Alguns acompanhantes pegavam o celular para registrar o momento. Os funcionários do andar seguiam o coral e, mesmo que por alguns segundos, a vida ficou mais leve.
Perto do final, um pedido aparentemente inusitado. Josias Cordeiro, 45 anos, que estava no hospital acompanhando a esposa Priscila que deu à luz a filha Ana no dia anterior, correu até o grupo e pediu para tirar uma foto com os componentes do coral. “A música alegra a alma e traz coisas boas para nós”, elogiou.
Para o enfermeiro Daniel Elói, momentos como esse dão uma força a mais para o trabalho do cotidiano. “É um sentimento muito bom o de você poder dar aquilo que você tem para as pessoas, não apenas com o nosso trabalho no dia a dia, mas também em momentos especiais como esses. A gente procura fazer o melhor e espero que momentos como esse reflitam para os pacientes todo o nosso esforço cotidiano”, comentou.