O secretário de Habitação do Estado, Flávio Amary, foi recebido nesta quinta-feira (10) pelo prefeito de São Vicente, Kayo Amado, para um café da manhã no Paço Municipal. O assunto principal foi o déficit habitacional do Município.





Acompanhado do prefeito, o secretário Flávio Amary se dirigiu a um terreno próximo ao Horto Municipal de São Vicente, um dos locais avaliados pelo Governo do Estado para investimentos em moradias populares ou regularização fundiária. A secretária de Habitação de São Vicente, Camila Oliveira e a secretária do Meio Ambiente, Márcia Jovito, também integraram o grupo que acompanhou o secretário estadual.





O objetivo dessa visita, segundo Amary, “é analisar áreas e terrenos do Estado e dos Municípios que possam servir para a construção de conjuntos habitacionais e, dessa forma, reduzir o déficit habitacional em toda a Baixada”.





Durante a visita, Flávio Amary, que também percorreu outras cidades da região, elogiou a postura do prefeito Kayo Amado em denunciar suposta venda ilegal de cadastros habitacionais na gestão passada. O secretário estadual condenou a possível fraude e disse que o Governo do Estado vai apoiar as investigações que estão a cargo da Polícia Civil e Ministério Público.





“Desde o começo de abril deste ano temos mantido articulações muito próximas junto ao Governo do Estado na questão habitacional, mostrando os nossos estudos e o mapeamento de possíveis áreas para a implementação de conjuntos habitacionais, já que São Vicente tem um grande déficit neste sentido”, disse o prefeito Kayo Amado.





No período da tarde, Amary esteve em Cubatão para conhecer os bairros Vila Esperança e Vila dos Pescadores, em Cubatão. O prefeito Ademário Oliveira e a secretária municipal de Habitação, Andréa Castro, acompanharam o secretário durante a visita.





As duas comunidades, situadas em áreas de vulnerabilidade social, passam por processo de urbanização que prevê obras de infraestrutura e construção de unidades habitacionais. A Administração Municipal pleiteia o apoio do Estado para a continuidade das obras nesses dois bairros. Flávio Amary também visitará outros municípios da Baixada Santista.