Elevador da travessia Santos-Guarujá fica sem funcionar por mais de 48 horas; VÍDEOS

Por Santa Portal em 12/03/2023 às 13:00

Reprodução/Guarujá Mil Grau
Reprodução/Guarujá Mil Grau

A passarela de travessia entre Santos e Guarujá, inaugurada em janeiro, segue causando insatisfação na população. Desta vez, mais uma vez, o problema foi com relação ao elevador, que ficou sem funcionar desde a tarde de quinta-feira (9), retornando à normalidade apenas na noite deste sábado (11). Na ocasião, houve uma queda de energia que deixou pessoas presas no equipamento por em torno de 30 minutos.

Nas redes sociais, pessoas que precisam usar a travessia compartilham registros sobre a falta do elevador. Há casos de pessoas com mobilidade reduzida ou acompanhadas de crianças pequenas, por exemplo, que estão passando por dificuldades na hora de utilizarem a passarela.

Confira:

Segundo a Santos Port Authority (SPA), em caso de necessidade de apoio a Guarda Portuária segue à disposição. Além disso, eles informam que no local há quadros de avisos para que pessoas solicitem o apoio.

Posicionamento da SPA

A Santos Port Authority (SPA), atual responsável pela passarela, afirmou ao Santa Portal que vê com grande preocupação a série de problemas que vêm ocorrendo nos elevadores da passarela.

A partir disso, a SPA diz ter buscado junto com a empresa que realizou a construção do equipamento, a Rumo, além da Prefeitura de Santos, que aprovou o projeto por meio da CONDEPASA – Conselho de Defesa do Patrimônio Cultural de Santos, soluções visando sanar em definitivo estes problemas.

Por meio da autoridade portuária, a Rumo encaminhou uma nota informando medidas que serão tomadas.

Leia na íntegra:

“A concessionária realizou uma vistoria técnica com o intuito de verificar os problemas apontados e informa que não existe qualquer risco na utilização das escadas apesar da ocorrência de rachaduras superficiais em algumas placas de granito, dado que estas não possuem função estrutural.

Entretanto, para atender às reclamações quanto ao desconforto das mulheres pelas ocorrências de pessoas mal intencionadas que se posicionam embaixo da escada, a empresa afirma que apresentou projeto para o fechamento dos vãos e aguarda a aprovação das entidades responsáveis para a contratação da obra, que tem prazo previsto de execução de 60 dias, a partir da aprovação.

Quanto às canaletas para transporte das bicicletas, [a Rumo] informa que o projeto foi executado em conformidade com as normas brasileiras vigentes, mas que está avaliando tecnicamente alternativas para contornar o problema causado por usuários que possuem adaptações para transporte de carga nas bicicletas.

A respeito dos elevadores, esclarece que seu uso incorreto tem causado falhas na operação. No entanto, considerando as reclamações da população, serão instalados sensores que indicam excesso de carga e blindagem para proteção do equipamento contra a água das chuvas.

A concessionária reafirma a importância do legado para a segurança dos usuários trazido pela inauguração da passarela, na medida em que eliminou a necessidade de travessia em nível no local que possui intenso tráfego de veículos pesados e apresenta histórico de graves acidentes, como atropelamentos com vítimas fatais.”

Relembre o último caso

Após uma queda de energia, pessoas ficaram presas por cerca de 30 minutos dentro do elevador da nova travessia Santos-Guarujá, na noite de quinta-feira (9). É a segunda vez que algo do tipo acontece no local – a primeira ocorrência registrada foi em 18 de fevereiro, também durante a noite.

De acordo com a Santos Port Authority (SPA), foi acionado o protocolo de segurança, com solicitação do Corpo de Bombeiros para a retirada segura dos passageiros, assim como a empresa contratada para manutenção emergencial do equipamento também foi acionada.

Conforme registraram as câmeras de segurança, a interrupção no elevador ocorreu às 18h44. O Corpo de bombeiros chegou às 19h11, retirando os passageiros. Por volta de 20h30, o conserto do elevador seguia em andamento.

Um vídeo obtido pelo Santa Portal mostra o momento em que as pessoas seguiam presas no elevador, se abanando pelo calor, aguardando o resgate. Confira:

A passarela 

A passarela foi inaugurada no dia 16 de janeiro e conta com escadas em ambos os lados e 54 metros de comprimento por 7,1 metros de largura. Há um elevador com capacidade para 1200 kg, com orientação para que seja utilizado por até 10 pessoas por vez. O equipamento, previsto para funcionar 24h por dia, tem uso prioritário para pessoas com deficiência ou com mobilidade reduzida.

De acordo com a prefeitura, cerca de 20 mil pessoas circulam diariamente pelo local. O projeto contou com aplicação de material misto em sua estrutura, com a fundação e os pilares feitos com concreto armado e a superestrutura em metal, com piso constituído por uma mistura de aço com concreto.

O projeto foi viabilizado por meio de uma parceria entre Prefeitura Municipal, Santos Port Authority (SPA) e a companhia ferroviária e de logística Rumo, que realizou a doação da obra, com investimentos estimados em cerca de R$ 20 milhões. A gestão e a manutenção da estrutura ficarão a cargo da Autoridade Portuária.

loading...

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.