Com surto de sarna humana, prefeitura de São Vicente faz ação em comunidade

Por Santa Portal em 26/07/2021 às 19:18

Reprodução
Reprodução

Após receber relatos de profissionais da saúde que atuam na Unidade Básica de Saúde (UBS) Vila Ema sobre o aumento nos casos de escabiose, a sarna humana, nos moradores da comunidade Fazendinha, em São Vicente, a Secretaria de Saúde irá realizar ações de combate à doença a partir desta terça (27).

Segundo a prefeitura, os casos aumentaram na última semana, sendo 73 pessoas com a doença em 15 famílias. Na tentativa de frear a escalada de casos, serão realizadas ações de combate à doença, com médicos e enfermeiros, na terça-feira (27) e na sexta-feira (30).

Os agendamentos já foram realizados e os atendimentos serão feitos através da unidade de saúde. Na terça-feira (27), cinco famílias serão recebidas e, na sexta-feira (30), outras dez receberão orientações. Caso haja a confirmação do diagnóstico nestas pessoas, os medicamentos serão distribuídos de imediato.

Um dos principais sintomas da sarna humana é a coceira, que é sentida principalmente à noite, além de escoriações na pele, que são frequentes.

O diagnóstico só pode ser feito através de profissionais, portanto, quem apresentar qualquer um dos sintomas citados, deve procurar a unidade de saúde mais próxima de sua residência a fim de interromper a cadeia de transmissão.

Praia Grande também teve surto da doença

Além da pandemia da covid-19, diversas famílias tiveram que lidar com casos de escabiose, a sarna humana, que foram registrados em grandes proporções em bairros e comunidades carentes de Praia Grande. Essa doença é identificada por feridas cutâneas que causam coceira e prurido intenso. A sarna humana piora quando as feridas são contaminadas por infecções secundárias – as bacterianas, por exemplo, agravam os casos de escabiose.

No bairro Nova Mirim, em Praia Grande, moradores tiveram que enfrentar uma crise da doença em maio deste ano. A prefeitura, com a Secretaria de Saúde, realizou mutirões pelas comunidades afetadas para tratar os casos. Até hoje, ainda há relatos da doença na cidade, mas a prefeitura segue realizando os atendimentos, e o surto foi amenizado.

loading...

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.