Praia Grande registra explosão de casos de sarna humana

Por #Santaportal em 25/05/2021 às 18:32

PRAIA GRANDE – Além da pandemia da covid-19, diversas famílias estão tendo que lidar com casos de escabiose (sarna humana), que estão sendo registrados em grandes proporções nos últimos meses em bairros e comunidades carentes de Praia Grande.

Essa doença é identificada por feridas cutâneas que causam coceira e prurido intenso. A sarna humana piora quando as feridas são contaminadas por infecções secundárias – as bacterianas, por exemplo, agravam os casos de escabiose.

A empresária Patrícia Ogna Patrali, que criou um perfil nas redes sociais chamado @pginvisivel, está denunciando esse tipo de enfermidade e foi a responsável pelo alerta sobre a necessidade de tratamento da escabiose no município.

“Eu comecei a verificar em outubro do ano passado que as crianças que estavam aparecendo com umas feridas principalmente no rosto. Isso era o que me chamava mais atenção e, como eu tinha alguns médicos que me ajudavam com o trabalho que eu faço com moradores de rua, eu mandava fotos e perguntava o que essas crianças tinham. Eles me explicaram o que era a escabiose”, disse Patrícia, em entrevista ao #Santaportal.

noticia20215252824481.jpg
Foto: Reprodução/PG Invisível

Com o passar dos dias e das semanas, ela percebeu que os casos da doença vinham aumentando. “No começo não eram muitos casos, então os médicos iam me instruindo em relação a como cuidar e o que orientar as pessoas a fazerem como tratamento. Só que aí começou a aumentar, aumentar e aumentar, a todo momento eu fotografava e comecei a postar. Começaram a aparecer vários casos e foi assim que eu detectei que havia um surto de escabiose”, afirmou.

Vários casos apareceram de feridas nas mãos, que se alastravam pelo braço e por outras regiões do corpo. Jovens também apresentaram feridas que impediam até mesmo a pessoa de pisar no chão.

Uma bebê por exemplo, chegou a ser levada ao médico por causa da gravidade dos ferimentos. “O médico do posto nunca pediu um exame. Ouvi várias vezes que a culpa da criança estar doente era minha. O posto do bairro nem tem remédio para dar”, contou Josiane Firmino Deodato, de 20 anos, mãe da pequena Estela, de seis meses, em entrevista ao UOL.

Com diversos casos principalmente entre crianças, Patrícia procurou meios de ajudar as famílias no tratamento da sarna humana. “Estamos correndo atrás para ajudar. Coloco nas redes sociais para pedir ajuda. Eu não tenho vergonha de pedir por eles. Na medida do possível, nós temos conseguido ajudar com o fornecimento de remédios, pomadas e produtos de higiene”, explicou.

O #Santaportal entrou em contato com a Prefeitura de Praia Grande, que respondeu que equipes do Programa Consultório na Rua, Saúde Ambiental e Rede de Atenção Básica da Secretaria de Saúde Pública (Sesap) de Praia Grande realizaram na manhã dessa terça-feira (25) uma ação numa comunidade no Bairro Nova Mirim para atender e orientar a população local sobre problemas como escabiose e pediculose.

“Ao todo foram atendidas 38 famílias que vivem no local. Foram realizados 17 atendimentos médicos, diagnosticados seis casos de escabiose e dois casos de pediculose. Todos foram medicados na hora e orientados em relação aos cuidados com higiene das roupas, peças de cama e banho, animais de estimação e o ambiente em geral”, explica o secretário adjunto de Saúde, José Isaías Costa Lima.

A equipe da Divisão de Saúde Ambiental do Município examinou os cães e gatos a fim de tratar e prevenir doenças que possam ser transmitidas aos humanos. Foram atendidos 25 animais e nenhum apresentou doença contagiosa. “Esses animais já são acompanhados pela equipe e já foram todos vacinados. A partir da próxima semana, serão castrados e vermifugados também”, explicou a veterinária Maíra Freitas Rocha.

Ao todo 12 profissionais estiveram presentes, entre médicos, enfermeiros, auxiliares de enfermagem, assistente social, veterinárias e assistentes.

O município conta com 30 Unidades de Saúde da Família, todas à disposição da população. Além disso, Praia Grande conta com três Unidades de pronto atendimento sendo, UPA Samambaia, PS Quietude e Porta de Entrada do Hospital Irmã Dulce.”

noticia20215252851868.jpg
Foto: Reprodução/PG Invisível

loading...

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.