Clínica-Escola do Autista começa a funcionar hoje em Santos
Por #Santaportal em 03/11/2020 às 09:55
AVANÇO – Começou a funcionar hoje, em Santos, a Clínica-Escola do Autista, um espaço que vai prestar atendimento especializado – e humanizado – a crianças com Transtorno do Espectro Autista e também às famílias. O equipamento com capacidade para atender até 120 pessoas. A unidade municipal é a primeira do gênero no Estado de São Paulo. O espaço funciona em uma área de 500 metros quadrados da antiga escola estadual Braz Cubas (Rua Heitor Penteado, 80, Marapé).
Por causa da pandemia os atendimentos ainda são restritos e com todas as regras de segurança sanitária, como uso obrigatório de máscaras, álcool em gel e distanciamento social. O primeiro dia está sendo de grande expectativa. As famílias foram acolhidas por psicólogos, fonoaudiólogos e terapeutas ocupacionais, para preenchimento de anamnese e acolhimento familiar inicial. Após esse primeiro encontro, eles já vão sair da clínica com os próximos atendimentos marcados, para prosseguimento na avaliação com a equipe multiprofissional. “As famílias estavam ansiosas, e demonstraram grande contentamento por iniciar os atendimentos dos filhos na Clínica Escola, tratamento adequado para o TEA, que estavam esperando há anos”, diz Thamyres Figueiredo, coordenadora da unidade.
Thamyres, aliás, fala com muito orgulho do começo do trabalho. “Somos a primeira clínica escola para autistas do Brasil, com financiamento pelo Sistema Único de Saúde. Estamos capacitando nossos profissionais, atuando com muita ética e comprometimento, para oferecer o melhor serviço, e consequentemente, nos tornarmos referência no assunto”.
A construção da clínica-escola custou R$ 1,6 milhão, sendo R$ 400 mil arrecadados no Baile Oficial da Cidade de 2018 e o restante fruto do Termo de Responsabilidade de Implantação de Medidas Mitigadoras e/ou Compensatórias (Trimmc) com uma construtora.

Estrutura
O prédio tem 12 salas de atendimento, mais duas de integração sensorial, uma de intervenção precoce e dois espaços diferenciados: Sala de Estimulação Sensorial e Sala de Atividades de Vida Diária (AVD) ? esta, também chamada de casa autônoma modelo (com banheiro, cozinha, sala e quarto).
No térreo, estão horta, pátio coberto, quadra esportiva, casa autônoma modelo (quarto, cozinha e banheiro), brinquedoteca e sala de brinquedos, consultório odontológico, salas de reunião e de manutenção e limpeza, área técnica, banheiros, recepção, área de resíduos e depósito. No primeiro andar, encontram-se as salas de musicoterapia, atendimentos, oficina maker e integração sensorial, diretoria e almoxarifado.
O equipamento é totalmente acessível, com térreo e mais um pavimento, incluindo elevador, corredores e portas adaptados. Tudo foi pensado para o atendimento com excelência, incluindo as cores com baixo estímulo nas paredes, evitando impacto visual e oferecendo mais conforto.
A Clínica Escola do Autista também tem horta, pátio coberto, quadra esportiva, brinquedoteca e sala de brinquedos, consultório odontológico, elevador, copa, lavatórios/filtro, salas de reunião e de manutenção e limpeza, área de resíduos e depósito, salas de musicoterapia, atendimentos, oficina maker, entre outros espaços de recepção e administrativo.
A unidade tem o apoio de 30 profissionais das áreas de Psicologia, Fonoaudiologia, Terapia Ocupacional, Nutrição, Assistência Social, Intervenção Pedagógica (Psicopedagogia), Educação Física, Odontologia e Psiquiatria, incluindo também os integrantes da diretoria, coordenação, secretaria, segurança, serviços gerais e manutenção preventiva e corretiva. Profissionais e estudantes da Universidade Santa Cecília (Unisanta) também vão prestar atendimento aos pacientes por meio de um convênio com a USC Saúde.
