Bala de canhão é encontrada por monitora em Guarujá

Por #Santaportal em 03/10/2020 às 09:48

ARTEFATO HISTÓRICO – Uma bala de canhão foi encontrada em Guarujá, na última quinta-feira (1º). O artefato foi localizado por uma monitora, próximo às pedras, na Fortaleza da Barra Grande, em Santa Cruz dos Navegantes. A munição histórica ficará em exposição.

O supervisor da Secretaria de Cultura de Guarujá, Reinaldo da Silva Santos, estava com a funcionária no momento da descoberta. Ele conta que na hora não imaginou que pudesse se tratar de uma munição.

“Ela [monitora] já reconheceu logo de cara. Eu não, ainda levei um tempo. Achei que era outra coisa, alguma pedra, mas quando ela abaixou, conseguiu tirar e colocamos junto com a que a gente já tem aqui, e realmente foi constatado que era uma bala de canhão”, afirmou.

Além de um arqueólogo e um restaurador também foi chamado um arquiteto responsável pelo Instituto de Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), para definir como será feita a análise completa da bala. Se ela foi utilizada e a idade do artefato.

O arqueólogo Manoel Gonzalez também participou da análise do objeto. “A importância de encontrar algo como essa bala. Um artefato dessa magnitude, num local arqueológico como esse, sempre nos traz à tona muitas histórias, muitos trabalhos, muitas pesquisas. Isso sempre dá um ponto inicial para novas interpretações, não só na questão científica, mas também para a própria população”, explicou. 

A Fortaleza da Barra Grande foi construída em 1572 para a proteção do Porto de Santos. Do local era possível avistar qualquer embarcação que fosse atracar e em caso de invasão, os canhões estariam posicionados e prontos para atacar.

Diretora Cultura da Fortaleza, Michele Cicconi afirma que a descoberta do artefato também possibilitará que, futuramente, o local volte a ser visitado por moradores da região.

“Essa é uma grandiosa descoberta. A nossa Fortaleza da Barra Grande nos protegeu no século 15 das grandes guerras que haviam. Essa descoberta motiva as pessoas a virem conhecer o local, saber que existia uma fortaleza que nos protegia. Futuramente estaremos abrindo as portas novamente para visitações, para as pessoas conhecerem nossa grandiosa história”. 

De acordo com a Prefeitura de Guarujá, após a descoberta também foi realizada uma vistoria técnica pelo feito Estúdio Sarasá, em parceria com a Secretaria de Cultura e o Iphan, para a confecção de um manual de conservação da Fortaleza. O intuito é estabelecer os cuidados necessários para que a fortificação se torne Patrimônio Mundial da Unesco, em uma votação que ocorrerá em 2022.

 

loading...

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.