Artista plástica santista brilha em concursos internacionais; conheça Mila

Por Anna Clara Morais em 23/02/2025 às 12:00

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

A artista plástica santista Camila Bernardo emplacou duas obras internacionais para o portfólio no início deste ano. Mila, como é conhecida, foi anunciada como a vencedora do concurso anual de pôsteres do Festival de Cinema Latino de Chicago e teve sua arte selecionada para a exposição Embracing Our Differences, na Flórida, Estados Unidos. 

O Festival de Cinema Latino, que possui quase 100 filmes, está na 41ª edição e o concurso de pôsteres, feito para definir a cara do Festival, recebeu cerca de 600 inscrições de mais de dez países neste ano. Mila, dona do desenho vencedor, terá sua arte estampada na capa dos cronogramas, convites, livros de programa, camisetas, site do festival e todos os outros produtos. Para ganhar a disputa, a artista resolveu inovar. 

Obra vencedora do Festival de Cinema Latino de Chicago

“Quis fazer uma coisa totalmente diferente. Estudei o concurso e decidi fugir dessa ideia estereotipada de arte latina […] Arte latina pode ser qualquer coisa que as pessoas latinas façam. Até peguei as cores da bandeira, mas de uma maneira mais discreta. Queria pegar cores que considero tropicais e fazer uma paleta diferente”.

Definido pelo próprio International Latino Cultural Center Of Chicago (ILCC) como um desenho peculiar e divertido, Mila conseguiu retratar de forma delicada e animada o que é ser um cineasta. 

“Queria mostrar esse malabarismo, que no final, ao conversar com o diretor do festival, ele contou que a obra mostra muito do que é ser um cineasta… é necessário ter mil mãos e fazer um pouquinho de cada coisa […] Acaba sendo muito como me sinto também trabalhando sozinha. Nem percebi que era tão biográfico”, conta Mila. 

Mila também está presente na exposição Embracing Our Differences, composta por 50 artes em outdoors em parques na cidade de Sarasota e na cidade de St. Petersburg, na Flórida, nos Estados Unidos. 

Obra da Camila na exposição ‘Embracing Our Differences’

Com o tema em mãos, a pintora parecia já ter uma obra que se encaixasse perfeitamente ao assunto, o que a levou a ser uma das escolhidas para a exposição, que recebe excursões escolares e olhares de diferentes admiradores. 

“Traduzindo seria ‘abraçando a bondade’ e curiosamente já tinha essa arte, já tinha começado, mas não sabia se ia ser um quadro ou o que poderia ser. Quando vi o tema, achei que super se encaixaria. Então finalizei a ilustração e mandei”, explicou. 

Como tudo começou…

Camila conquistou o sonho de muitas pessoas. Uniu a sua paixão ao trabalho. Formada em design gráfico e com muita aptidão pela pintura, não sabia que ser artista poderia ser sua profissão.

Ao terminar a graduação, se viu desempregada e, enquanto estava nessa situação, resolveu pintar. Tudo começou como um hobby, fazendo presentes autorais destinados a família e amigos. Com o passar do tempo, e aos poucos, as pessoas começaram a valorizar o trabalho e pedir encomendas. 

“Sempre gostei de design, livros, revistas… mas sempre gostei muito de pintura também, só que por muito tempo nem sabia que isso era uma profissão. Ninguém me falou que dava para fazer”. 

Sua primeira série de obras é marcada por materiais já utilizados, capas de livros e discos. Com um olhar diferenciado ao admirar beleza em peças esquecidas em antiquários, tudo começou com um livro, meio destruído internamente, mas com um título marcante: Romances de agora, que inspirou uma série de mais de 50 obras.

Obra inicial da série de livros e discos reutilizados

“Foi a série de de obras que fiz que as pessoas mais se identificaram. Já foram mais de 50 dessas. É sobre valorizar coisas que geralmente vão para o lixo ou que, por algum motivo, não possuem tanta importância”. 

Outras obras 

O trabalho da artista é caracterizado por ser muito pessoal. Tudo é feito por uma mulher só, que faz, embrulha, leva no correio e fecha as vendas e, se você é de Santos, provavelmente já viu alguma arte da Camila em algum lugar da cidade. 

“Nasci em Santos e morei em Santos a minha vida inteira. É uma inspiração no sentido de que me formou como pessoa”.

O três do canal 3, uma exposição em um salão da prefeitura, murais em bares e restaurantes são algumas das obras espalhadas por Santos, todas assinadas por Camila Bernardo. 

Além disso, em uma produção recente, ilustrou um livro infantil que mostra, em linha cronológica, toda a história da arquitetura da cidade. 

Para projetos futuros, Mila contou estar focada em quadros e na continuação da série das capas dos livros e prometeu muita coisa legal para os próximos meses.

loading...

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.