01/07/2023

Yago Dora ganha nota 10 em aéreo e é campeão da etapa de Saquarema do mundial de surfe

Por Folha Press em 01/07/2023 às 14:39

Photo by Damien Poullenot/World Surf League)
Photo by Damien Poullenot/World Surf League)

O brasileiro Yago Dora bateu o australiano Ethan Ewing, neste sábado (1°), e conquistou o título da etapa de Saquarema da Liga Mundial de Surfe (WSL).

Yago Dora fechou a final com um somatório de 14.83 (10.00 e 4.83) contra 10.83 (6.00 e 4.83) de Ethan Ewing.

O 10 de Yago veio em um aéreo já na reta final da bateria [veja abaixo], quando ele já liderava o placar, mas tentava ampliar a sua vantagem sobre o australiano.

Com a onda se fechando, o brasileiro arriscou um aéreo e conseguiu cair ainda à frente da espuma, validando a sua manobra.

Ao longo da bateria, Ewing foi quem mais dropou ondas, mas não conseguiu muitas manobras.

O título em Saquarema é o primeiro de Yago Dora na elite do surfe mundial. A final, inclusive, foi a primeira dele na categoria.

Final feminina

Caitlin Simmers, dos Estados Unidos, venceu a chave feminina da etapa de Saquarema da WSL. A americana, com um somatório de 14.66 (8.33 e 6.33), superou a australiana Tyler Wright, que teve 9.80 (5.50 e 4.30).
Simmers dominou toda a bateria e chegou a ter uma vantagem de mais de 12 pontos sobre a adversária, que chegou a encurtar a distância.

Com a prioridade nos minutos finais, Simmers administrou o tempo e, usufruindo do seu direito, impediu que Tyler Wright conseguisse pegar uma última onda.

Brasileiros

Depois de um início animador, os brasileiros da chave masculina começaram a dar adeus à competição na repescagem. Gabriel Medina foi superado por Samuel Pupo, e Caio Ibelli caiu para Barron Mamiya, do Havaí.

Mamiya também foi o carrasco de Ítalo Ferreira nas oitavas de final. Na mesma fase, Samuel Pupo despachou João Chianca, e Jadson André bateu Filipe Toledo.

Samuel Pupo deu adeus à competição ao ser derrotado pelo australiano Ryan Callinan nas quartas de final. Jadson André, por sua vez, acabou eliminado por Yago Dora que, posteriormente, nas semifinais, bateu John John Florence para ir à final.

Na chave feminina, Tatiana Weston-Webb e Silvana Lima deixaram a competição na fase de repescagem, sendo superadas por Carissa Moore e Caitlin Simmers, respectivamente.

loading...

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.