Válter Suman retoma atividades na prefeitura e diz que afastamento foi “equívoco”

Por Santa Portal em 20/06/2022 às 17:16

(Foto: Yasmin Braga/Santa Cecília TV)
(Foto: Yasmin Braga/Santa Cecília TV)

O prefeito de Guarujá, Válter Suman, reassumiu o posto no Paço Municipal nesta segunda-feira (20), após ficar afastado desde março por decisão judicial. Nesta manhã, ele conversou com apoiadores e com a imprensa, e chamou de “equívoco” o afastamento.

“A cidade não pode parar e a minha história de trabalho. Estamos aqui para dar continuidade, tanto nos projetos, como no cuidar da nossa querida Guarujá, Pérola do Atlântico”, disse o prefeito em entrevista.

A decisão do Superior Tribunal de Justiça por conceder o habeas corpus ao prefeito fez com que ele pudesse retornar às atividades e retirar a tornozeleira eletrônica de monitoramento. Na sexta-feira (17), ele compareceu à sede da Polícia Federal em Santos para a remoção do equipamento.

Suman ainda está submetido a algumas medidas cautelares, entre elas a proibição de ter contato com outros investigados, o comparecimento a cada dois meses em juízo para informar atividades, a proibição de se ausentar do estado por mais de cinco dias sem autorização e a entrega do passaporte.

Comissão Processante

A Comissão Processante, que avalia um pedido de impeachment contra o prefeito, continua aberta na Câmara Municipal. A decisão deve sair nos próximos dias. Suman não compareceu ao ser convocado para as oitivas, e protocolou defesa.

Ele mencionou o primeiro pedido de impeachment, que foi negado pela Câmara. “Houve a primeira vez, e o motivo foi que não houve fato novo, e novamente, o Superior Tribunal de Justiça julgou por unanimidade o equívoco cometido e que promoveu meu afastamento. Nós estamos serenos aguardando o processo rito normal que a câmara deve seguir.”

Entre as acusações feitas contra o prefeito, e que motivaram o pedido de cassação do mandato, está a de que ele teria desviado R$ 300 mil da merenda escolar durante a primeira fase da operação Nácar-19. As informações teriam sido obtidas no relatório divulgado pela Polícia Federal, mas Suman alega desconhecer o assunto.

“Eu não estou ciente desse processo ainda. Eu vou me inteirar a princípio, eu vou me inteirar melhor, não na minha gestão. Eu não estou ciente disso”, disse.

Investigação

Válter Suman é investigado pelos crimes de lavagem de dinheiro e desvio de verba da Saúde e Educação de Guarujá. A Polícia Federal deflagra a Operação Nácar-19 para investigar os fatos. Em setembro de 2021, o prefeito e o ex-secretário de educação, Marcelo Nicolau, chegaram a ser presos. Na ocasião a polícia encontrou dinheiro e joias em endereços ligados aos investigados.

Em março, iniciou a segunda fase da operação, quando Suman foi afastado do cargo e a vice-prefeita, Adriana Machado, assumiu o cargo.

loading...

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.