Uvebs discute saúde da mulher na região com autoridades da Saúde

Por Santa Portal em 03/11/2021 às 06:20

Imagem ilustrativa / Unsplash
Imagem ilustrativa / Unsplash

A União dos Vereadores da Baixada Santista (Uvebs) dá andamento a ações e tratativas com autoridades sobre a conscientização e tratamento da endometriose, doença que atinge muitas mulheres na região. Na quinta-feira (4), às 10h30, acontece uma reunião virtual com o secretário de Saúde de Santos, Adriano Catapreta, e representantes do Departamento Regional de Saúde (DRS).

A ideia é trocar experiências entre os representantes das nove cidades da Baixada Santista, a fim de implantar o modelo de Santos nos demais municípios.

Durante o evento, Catapreta irá falar sobre o tratamento de referência, que é realizado apenas no Hospital dos Estivadores, em Santos. Do total de atendimentos, 60% é reservado às mulheres do município e os outros 40% são destinados às moradoras das outras oito cidades da Região. O objetivo é expandir esse tipo de atenção para os hospitais de toda a região.

Os parlamentares também irão apresentar, nas câmaras, requerimentos e projetos de lei de maneira integrada, com a finalidade não somente de sugerir melhorias, mas também de mapear as reais necessidades relacionadas à endometriose em suas cidades. 

Essas ações estão sendo capitaneadas pela vice-presidente do colegiado, vereadora Audrey Kleys (PP). Além deste evento, estão na pauta, encontros dos vereadores com a DRS e com a Sociedade Brasileira de Ginecologia.

Em toda a Baixada Santista, estima-se que cerca de 50 mil mulheres sofram com a doença e segundo a vereadora, a oferta é pequena em relação à demanda, por isso, é necessário padronizar o sistema, levando essa referência também aos outros municípios. “Vamos fortalecer a causa em âmbito regional”, finalizou.

loading...

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.