Projeto promove canoa havaiana com inclusão para crianças e jovens PCDs em Santos

Por Beatriz Pires em 21/09/2024 às 07:00

Divulgação
Divulgação

Com o objetivo de promover a inclusão, o clube de canoa havaiana (Va’a) Canoa Caiçara iniciou em junho o projeto Inclusão Caiçara, uma iniciativa voltada para crianças e jovens de 4 a 17 anos. O projeto já conta com 150 inscritos, todos com laudo médico, e oferece a oportunidade de praticar esporte de maneira adaptada, promovendo inclusão social e desenvolvimento pessoal.

“O projeto Inclusão Caiçara teve início em junho. A ideia veio diretamente dos remadores do nosso clube que tem familiares PCDs e gostariam de incluí-los nas nossas práticas de remada”, explicou José Paulo Neto, instrutor e co-fundador da Canoa Caiçara.

Adaptação e Inclusão

Cada participante do Inclusão Caiçara é atendido de forma individualizada, respeitando suas potencialidades e necessidades específicas. A principal adaptação realizada foi no tamanho dos equipamentos, como remos, coletes e bancos, que foram ajustados para garantir a segurança e o conforto dos alunos durante as atividades. 

“Entre os principais benefícios, a sociabilização se destaca, por estar fazendo uma atividade coletiva e se sentir parte de um grupo. Além disso contribui para o desenvolvimento psicomotor de forma geral, melhorando habilidades como equilíbrio, lateralidade, tonicidade, organização espaço-temporal, coordenação motora global e fina. Além do contato direto com o mar, que ajuda na regulação emocional”, conta José Paulo.

Como participar?

Para participar do projeto, que é totalmente gratuito, é necessário entrar em contato e realizar uma inscrição prévia apresentando laudo médico. As aulas acontecem aos domingos, quinzenalmente, na Rua Cidade de Santos, 20, na Ponta da Praia. Para mais informações é necessário entrar em contato com a coordenadora do Inclusão Caiçara, Taís Lamberti, pelo telefone (13) 99781-0072.

loading...

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.