19/11/2020

Unisanta tem três docentes entre os cientistas mais influentes do mundo

Por Lucas Rodrigues em 19/11/2020 às 13:45

INTERNACIONAL – A Universidade Santa Cecília (Unisanta) tem três dos cientistas mais influentes do mundo, de acordo com o jornal Científico PLOS Biology em um ranking de 100.000 cientistas publicado no dia 16 de outubro ? 600 são brasileiros. O Prof. Dr. Miguel Petrere Junior, Profa. Dra. Alpina Begossi e Prof. Dr. Tomás Ángel del Valls Casillas fazem parte do corpo docente dos cursos de Mestrado em Ecologia , em Auditoria Ambiental  e Ciências e Tecnologia Ambiental  e de Doutorado em Ciências e Tecnologia Ambiental  da Universidade Santa Cecília.

A confirmação veio por meio da Biblioteca Pública de Ciências dos Estados Unidos, em uma lista feita pela pela Universidade de Stanford liderada pelo médico estadunidense John Loannidis. A pesquisa se baseou em um banco de dados com resumos e citações de artigos acadêmicos até 2019. 

Miguel Petrere Jr, é licenciado em Filosofia e Matemática pela antiga FFCL ? Sorocaba, Mestre em Ecologia pela Universidade Federal do Amazonas (UFAM/INPA) e PhD pela School of Biological Sciences ? University of Esat Anglia, no Reino Unido. Além disso, Petrere é professor livre-docente aposentado do Departamento de Ecologia da Unesp, professor titular credenciado em Ecologia Aquática e Pesca na Unisanta, professor titular-livre na Universidade Federal do Pará (UFPA ? campus de Belém), membro titular da ACIESP (Academia de Ciências do Estado de São Paulo) e Fellow da The Linnean Society of London.

Com 158 artigos publicados em revistas nacionais e internacionais, Petrere atua principalmente nos temas diversidade, Amazônia, ecologia de peixes e da pesca, ecologia de represas, manejo de estoques pesqueiros continentais e marinhos, usando modelos matemáticos e estatísticos tanto analíticos como de simulação.

A Profa. Dra Alpina Begossi é graduada em Biologia pela UFRJ, tem mestrado em Ecologia pela Unicamp, doutorado em Ecologia pela Universidade da Califórnia em Davis e dois pós-doutorados na Universidade Harvard, nos Estados Unidos e na Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. Ela atua na área de Ecologia, com ênfase em Ecologia Humana, Pesca e Ecologia de Pescadores, com 123 artigos em periódicos especializados, 22 trabalhos em anais de eventos, 30 capítulos de livros e 10 livros publicados. 

Atualmente Alpina é pesquisadora no CAPESCA/NEPA/UNICAMP, professora credenciada no quadro permanente da ECOMAR/UNISANTA e coordenadora do Fisheries and Food Institute (FIFO), um instituto para a Pesca, Diversidade e Segurança Alimentar sediado na Unisanta. Ela também colabora em pesquisas com a Academia de Ciências de Belarus, University of Dubrovnik, Croácia, e no Projeto Tradition (A. Colonese, Barcelona). 

O terceiro docente da Unisanta citado é o Prof. Dr. Tomás Ángel Del Valls Casillas. Nascido na Espanha, ele é graduado em Ciências Marinhas pela Universidade de Las Palmas de Gran Canaria e doutorado em Engenharia Química pela Universidade de Cádiz, e tem experiência em Oceanografia, focada na avaliação da qualidade ambiental de ecossistemas marinhos e de água doce.

Com décadas de experiência e liderança em projetos de preservação e com mais de 200 publicações de pesquisa revisadas por pares, o Prof. Dr. Del Valls é um pesquisador internacionalmente conhecido e premiado em oceanografia, ecotoxicologia marinha e ciências ambientais. Atualmente ocupa o cargo de Professor Catedrático de Físico-Química na Faculdade de Ciências do Mar e Ambiental da Universidade de Cádiz/Espanha e é cientista sênior e professor de Ecotoxicologia, Oceanografia, Ciência e Tecnologia Ambiental na Universidade Santa Cecília. 

loading...

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.