20/04/2016

Unisanta fecha Troféu Maria Lenk de Natação com cinco nadadores nas Olimpíadas

Por #Santaportal em 20/04/2016 às 22:02

NATAÇÃO – Os nadadores da Universidade Santa Cecília (Unisanta) Ana Marcela Cunha e Guilherme Costa garantiram mais três medalhas de bronze no último dia do Troféu Maria Lenk de Natação, que terminou hoje (20) no Parque Olímpico, no Rio de Janeiro. Com as conquistas, a Unisanta fecha a competição na quarta colocação geral, com 577 pontos, atrás de Pinheiros (1.642), Minas (899,5) e Corinthians (771). No total, a universidade ganhou dez medalhas, sendo duas de ouro, uma de prata e sete bronzes.

Além das dez medalhas, a Unisanta deixa o Rio de Janeiro com cinco atletas classificados para os Jogos Olímpicos do Rio 2016. Tales Cerdeira garantiu a vaga nos 200m peito, enquanto Gabrielle Roncatto e Matheus Santana farão parte dos revezamentos 4x200m livre feminino e 4x100m livre masculino, respectivamente. Já Ana Marcela Cunha e Poliana Okimoto serão as únicas representantes brasileiras na maratona aquática. As duas estarão sob a atenção do técnico-chefe da Unisanta, Marcio Latuf, convocado para integrar a comissão técnica do Brasil.

“Estou feliz pelos cinco atletas que estão nos Jogos. A partir desta quinta já iniciamos os trabalhos e as clínicas aqui no Rio de Janeiro, iniciando um novo ciclo. A gente sabe que outros atletas poderiam ter nadado melhor, mas o esporte é assim mesmo. Vamos continuar trabalhando forte para formar atletas e manter a Unisanta no topo das equipes universitárias da natação brasileira”, comemorou Latuf, que será um dos técnicos da maratona aquática.

Nesta quarta-feira (20), Ana Marcela faturou as medalhas nos 800m livre, tanto no evento internacional quanto no Maria Lenk, enquanto Guilherme Souza ficou com o terceiro lugar nos 1500m livre do Maria Lenk.

“Essa medalha foi uma surpresa para mim. Nadei de manhã e agora à tarde as meninas nadaram mais forte. Fiquei na expectativa e fui acompanhando os tempos. Foi bom para sentir o clima olímpico e para treinar esse final de prova. Quero chegar forte nos Jogos e ganhar a tão sonhada medalha”, disse a nadadora.

Na última tarde de competição, a Unisanta teve mais nove nadadores na piscina. Matheus Santana ainda tinha chances de conquistar uma vaga nos 50m livre, mas o tempo de 22s47 e a vitória na final B não foram suficientes para garantir o atleta da Unisanta nos Jogos Olímpicos. Bruno Fratus, do Pinheiros, e Ítalo Manzine, do Minas, serão os representantes do Brasil na prova que ainda teve Cesar Cielo como concorrente a vaga.

Nicholas Santos e Glauber Silva (100m borboleta), Alessandra Marchioro (50m livre), Marina Nascimento, Aline Caetano e Fernanda Carobino (200m costas), e Luiz Rogério Arapiraca e Victor Colonese (1500m livre) também caíram na piscina no último dia de disputas, mas também não conquistaram o índice para as Olimpíadas.

Além da presença de 58 clubes brasileiros, que terão ao todo 356 nadadores, o Troféu Maria Lenk contou também com 55 competidores estrangeiros, justamente por ser um evento-teste para os Jogos Olímpicos do Rio 2016.

loading...

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.