Túneis europeus são exemplo de viabilidade para Santos-Guarujá

Por Santa Portal em 18/03/2022 às 23:05

O túnel imerso é uma novidade na região, mas já é realidade em portos de outros lugares do mundo. O engenheiro e consultor sênior da Tunel Engineering Consultants (TEC), Harald Franke, contou sobre os projetos da empresa e falou sobre a viabilidade deles.

A TEC, ele conta, é uma especialista em túneis internos, assim como escavados, e trabalha também com a segurança de túneis. Entre os projetos realizados pela empresa estão o da ponte de Blankenburg, na Holanda, que contribui para uma autoestrada robusta e melhora a a conexão entre o Porto de Rotterdam e a empresa Randstad, empresa especializada em recursos humanos.

“Hoje na Holanda o grande nicho de mercado é a renovação de túneis. O primeiro túnel holandês é de 1937, finalizado em 1942, e já foi terminada a renovação do túnel. A Holanda tem 30% dos túneis imersos no mundo, e a TEC é responsável por 80% deles no mercado mundial”, contou Franke. Segundo ele, há mais de 25 projetos de túneis imersos no mundo. “O túnel imerso é mais curto, menos impactante em relação a um túnel escavado e também com relação a uma ponte. Ele pode ser de qualquer sessão, transversal, redondo, quadrado, retangular, entre outros”.

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