15/11/2020

Trump 'reconhece' vitória de Biden, mas culpa fraudes

Por ANSA em 15/11/2020 às 13:45

EUA – Pela primeira vez desde a confirmação do triunfo de Joe Biden na eleição presidencial nos Estados Unidos, em 7 de novembro, o republicano Donald Trump reconheceu neste domingo (15) que o democrata “venceu” a disputa, mas culpando fraudes não comprovadas pelo resultado.

“Ele venceu porque a eleição foi fraudada”, escreveu o presidente no Twitter, citando uma série de acusações sem provas para justificar seu ponto de vista. Assim como tem feito nas últimas semanas, a rede social assinalou a mensagem com o alerta de que “a alegação sobre fraude eleitoral é contestável”.

Cerca de uma hora depois, o magnata percebeu o que havia escrito e disse que seu rival “venceu apenas aos olhos da mídia fake news”. “Eu não concedo nada! Temos ainda um longo caminho pela frente”, completou.

Biden garantiu 306 dos 538 delegados no colégio eleitoral, mesmo resultado obtido por Trump em 2016. A diferença é que, naquela ocasião, o republicano recebera 3 milhões de votos a menos que Hillary Clinton, enquanto agora o presidente eleito tem 5,5 milhões de vantagem.

Trump já sofreu diversas derrotas em tentativas de bloquear na Justiça a apuração em estados-chave, e sua campanha anunciou que pedirá recontagem dos votos onde a diferença é muito apertada.

loading...

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.