Transporte público de Santos é renovado com 32 ônibus dotados de tecnologia menos poluente

Por Santa Portal em 28/10/2024 às 16:00

Francisco Arrais/Divulgação Prefeitura de Santos
Francisco Arrais/Divulgação Prefeitura de Santos

Trinta e dois novos ônibus – 30 do modelo convencional e dois micro-ônibus – foram incorporados ao serviço municipal de transporte coletivo de Santos, dentro do processo contínuo de renovação da frota, hoje composta por 224 coletivos.

Os novos carros foram fabricados com a tecnologia Euro 6, que reduz a emissão de poluentes e contribui para a melhoria da qualidade do ar. O número de coletivos em operação no sistema municipal com a tecnologia sobe de 1 para 33.

A renovação, com a substituição de veículos atualmente em operação pelos novos, também reduz a idade média da frota municipal de 4,17 anos para 3,26 anos, uma das mais baixas do País.

O aspecto foi destacado pelo secretário de Governo Fábio Ferraz, durante vistoria a 10 dos novos veículos, na área de estacionamento da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET-Santos), na manhã desta quarta-feira (25).

“A média nacional é de pouco mais de 6 anos. Portanto, além de bastante moderna, a frota de Santos é muito nova, oferecendo bastante conforto à população”, disse ele, lembrando que 100% do transporte municipal têm Wi-Fi, acessibilidade e ar-condicionado.

Ferraz ressaltou ainda que a grande novidade dos carros entregues é a tecnologia Euro 6, que diminui em cerca de 97% o nível de resíduos dispensados no ar. E salientou outras tecnologias inovadoras já incorporadas ao transporte municipal como o aplicativo ‘Quando Tempo Falta’ e a biometria facial.

O presidente da CET-Santos, Antonio Carlos Silva Gonçalves, frisou que a renovação representa um grande avanço e se dá no momento em que a Cidade começa a ter os testes da segunda linha do VLT, veículo também não poluente. “Isso mostra a preocupação do Município com a questão da poluição ambiental e a qualidade de vida”.

Gonçalves ainda ponderou que o grande desafio agora, na questão da mobilidade, é compatibilizar o transporte municipal com o VLT. A tendência, com a operação da segunda linha do modal, é que dos 200 ônibus (municipais) em circulação na área urbana diariamente se reduza para 40 coletivos/dia. No sistema intermunicipal são 300 carros/dia, número que deve diminuir para 60 veículos/dia.

A expectativa de redução de circulação de até 100 veículos nas ruas da Cidade se deve a reformulação do sistema municipal, pois há trajetos que serão cobertos pelo VLT. Além disso, haverá a ampliação da integração com o sistema de ônibus.

Alceu Cremonesi Júnior, diretor da Viação Piracicabana, também enfatizou os ganhos da tecnologia Euro 6 e explicou que os novos coletivos têm um dispositivo a mais, comandado de forma eletrônica, que atua no cano de descarga do equipamento, com grande redução de emissão de gases poluentes. Revelou também que os motoristas estão sendo treinados para operar os carros, que envolvem inclusive técnicas diferenciadas.

Os 32 novos coletivos também são dotados de Telemetria (já presente em 100% da frota), para o acompanhamento remoto em tempo real de como o veículo está sendo conduzido, visando assim maior segurança e qualidade na prestação de serviços. É possível, ainda, prevenir ocorrências mecânicas, que poderiam interferir no atendimento aos nossos usuários.

Outras características que se destacam são: ar-condicionado; bancos estofados; suspensão, amortecedores e barra estabilizadora que geram conforto e estabilidade ao veículo e usuários; acessibilidade à pessoa com deficiência; sinalização de LED nas luzes de posição, freio e indicadores de direção.

loading...

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.