Toninha é encontrada morta na praia do Caiçara, em Praia Grande

Por Santa Portal em 24/11/2021 às 11:06

Uma toninha foi recolhida na Praia do Caiçara, em Praia Grande, por uma equipe do Instituto Biopesca, na tarde de segunda-feira (22). O animal era um macho jovem e foi entregue pelo Grupamento de Guarda Costeira da Guarda Civil Municipal.

De acordo com o instituto, a Toninha foi encontrada já em avançado estado de decomposição, o que dificulta a identificação da causa da morte, porém, após as análises pela equipe de veterinárias, foi possível verificar que o animal ficou emalhado devido às marcas de rede no seu corpo.

A Toninha é o golfinho mais ameaçado do Brasil e, como todos os mamíferos, possui respiração pulmonar e precisa subir à superfície para respirar, porém, quando ficam presas em redes de pesca e não conseguem emergir, morrem afogadas. A Toninha não é a espécie alvo da pesca e quando isto acontece, é chamado de captura acidental, que é considerada uma das principais ameaças à sua conservação.

O Instituto Biopesca é uma das instituições executoras do Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos (PMP-BS) no litoral do estado de São Paulo, uma atividade desenvolvida para o atendimento de condicionante do licenciamento ambiental federal das atividades da Petrobras de produção e escoamento de petróleo e gás natural na Bacia de Santos, conduzido pelo Ibama.

Para acionar o serviço de resgate de mamíferos, tartarugas e aves marinhas, vivos debilitados, ou mortos, entre em contato pelos telefones 0800 642 3341 (horário comercial) ou (13) 99601-2570 (WhatsApp e chamada a cobrar).

loading...

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.