Em entrevista, Filipe Luís citou Tite como referência de treinador
Por Folha Press em 30/09/2024 às 18:52
Novo técnico interino do Flamengo, Filipe Luís tem influência de Tite em seu estilo como treinador. Em entrevista ao UOL em 2019, antes de pendurar as chuteiras, o ex-lateral já o tinha como uma referência para seguir carreira como “professor”.
Filipe Luís exaltou a proposição de jogo de Tite: “Sempre com uma estabilidade muito grande”. Ele citou o profissional de 63 anos ao falar sobre suas inspirações como treinador. Os dois trabalharam juntos na seleção brasileira.
O agora interino do Flamengo disse que queria mesclar pontos positivos de suas referências. Além de Tite, Filipe citou Jorge Jesus, José Mourinho, Miguel Angel Lotina e Dorival Jr.
“Cada um tem uma coisa que gostei. A intensidade do Simeone, o jeito que estuda os adversários. A maneira de propor o jogo do Tite. A linha do Jorge Jesus, como joga taticamente. Os treinos e a forma de falar do Mourinho. A maneira que o [ex-técnico do La Coruña, Miguel Angel] Lotina tinha de lidar com cada jogador”, declarou Filipe Luís, em 2019.
“O Dorival [Júnior], por exemplo, as coisas que ele ensinava pessoalmente pra cada um, quando me treinou no Figueirense. O Tite eu já falei, né? Propor o jogo sempre com uma estabilidade grande. Cada um tem os seus pontos, tomara que possa juntar todos.”
Queda de Tite
Tite vinha sendo alvo de protestos dos torcedores rubro-negros. Ele já sofria pressão da torcida mesmo antes do duelo que culminou na queda da Libertadores para o Peñarol. A desclassificação tornou o clima insustentável. A vitória no fim para o Athletico-PR no final de semana não foi o suficiente para mantê-lo no cargo.
O anúncio da demissão foi feito pelo Flamengo por volta das 7h30. O treinador deixa o clube dois dias antes da semifinal da Copa do Brasil. O técnico foi amplamente xingado pela torcida no dia anterior, no Maracanã, e a diretoria já vinha cogitando a saída dele nos últimos dias.
O trabalho no Flamengo foi o primeiro após ele deixar o comando da seleção brasileira. Pelo clube, conquistou apenas o Campeonato Carioca, no início do ano de maneira invicta.
O escolhido para suceder Tite no primeiro momento foi Filipe Luís, que virou treinador há menos de um ano. O ex-lateral vinha trabalhando nas categorias de base do Flamengo e se sagrou campeão mundial sub-20.