Temporada de cruzeiros está confirmada, diz ministro do Turismo

Por Santa Portal em 02/10/2021 às 20:43

Divulgação
Divulgação

A temporada 2021/2022 de cruzeiros marítimos está confirmada. O anúncio foi feito pelo ministro do Turismo, Gilson Machado Neto, em publicação nas redes sociais, após a participação dele na Expo 2020, em Dubai.

Na publicação, a autoridade escreveu: “Temos o maior potencial do mundo para essa atividade. Acabamos de mandar a portaria para publicação. Agradeço ao empenho das equipes do Ministério da Infraestrutura, Justiça, Saúde, Casa Civil, SAJ e Anvisa”.

Em setembro, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) informou que não pretendia liberar a volta de cruzeiro marítimos. “As evidências de caráter sanitário e epidemiológico nos planos nacional e internacional, que sustentam as manifestações técnicas da Anvisa a fim de proteger a saúde da população, não autorizam, neste momento, a reavaliação do posicionamento da Agência sobre a suspensão da temporada de cruzeiros marítimos no Brasil”, dizia a nota enviada ao Santa Portal.

Temporada de Cruzeiros na Baixada Santista

Uma comitiva da União dos Vereadores da Baixada Santista (Uvebs) foi a Brasília para tratar assuntos de interesse para a região, sendo um deles a liberação da temporada de cruzeiros marítimos em 2021 e 2022 pela costa brasileira. As viagens foram suspensas pela Anvisa por conta do avanço do variante delta da covid-19.

Os vereadores estiveram com membros da Comissão de Turismo da Câmara Federal, os deputados Bacelar (Pode/BA) e Roberto de Lucena (Pode/SP). Eles ressaltaram a importância dos cruzeiros para a economia da Baixada Santista e para o Porto de Santos, que é o principal para embarque de passageiros no Brasil. Segundo a Uvebs, a previsão era de que, nos próximos meses, 237 mil turistas embarcassem em Santos.

Os vereadores defendem que a temporada ocorra de forma segura, mediante protocolos rígidos de segurança a serem elaborados por especialistas, e que prevejam desde apresentação de RT-PCR negativo para Covid-19 a certificado de vacinação completa, concluída há pelo menos 15 dias, além de medidas de distanciamento e higienização.

Vacinação é fundamental

O deputado Kenny Mendes (PP) encaminhou nesta semana um ofício ao deputado federal Guilherme Mussi, apontando uma solução possível. O objetivo é a retomada dos cruzeiros no Brasil ser permitida ‘somente’ para os passageiros que comprovem estar completamente imunizados contra o novo coronavírus. Mussi enviou o documento para análise do ministro-chefe da Casa Civil, Ciro Nogueira, nesta quinta-feira (30).

Em entrevista ao Santa Portal, Mendes explicou que Mussi é presidente estadual do partido e amigo pessoal, portanto explicou os reflexos negativos que recairiam sobre a Baixada Santista com a não liberação dos cruzeiros. “Uma boa parte da população está com a imunização completa. Quem não está, pode fazer o teste e apresentar o resultado negativo. Estou feliz que o ministro e o presidente deram ok com a minha sugestão, porque sei o quanto impulsiona a economia e a geração de empregos”, finalizou.

loading...

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.