Tartaruga machucada é resgatada e passa por reabilitação no Instituto Gremar

Por Santa Portal em 12/11/2022 às 19:30

Divulgação/Instituto Gremar
Divulgação/Instituto Gremar

Uma tartaruga marinha machucada foi resgatada com vida após encalhar na Praia do Iporanga, em Guarujá, no último dia 4 (sexta-feira). De acordo com o Instituto Gremar, que realizou o resgate, um munícipe acionou a equipe do Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos (PMP-BS) após achar o animal na faixa de areia.

Ao chegar ao local, a equipe de resgate constatou que se tratava de uma tartaruga-oliva (Lepidochelys olivacea) adulta, de aproximadamente de 32,4 kg. Ela estava presa a uma corda, possivelmente de uma rede de pesca ou de um rebocador de navio, que causou laceração em seu membro anterior direito, levando à exposição óssea.

A tartaruga foi levada para o Centro de Reabilitação e Despetrolização de Animais Marinhos (CRDAM), no mesmo município, para receber atendimento veterinário.

No exame clínico de entrada, a equipe observou que a tartaruga estava magra, com diversas lesões escoriativas pelo corpo e processo de necrose tecidual em algumas regiões.

Além disso, por conta da interação com a corda, foi observada uma extensa lesão por garroteamento e gangrena em articulação umeral direita, com desprendimento total da pele na altura da articulação e das falanges, expondo tecidos.

No momento, a tartaruga está passando por diversos exames e por tratamento intensivo para reversão do seu quadro clínico, que necessita cuidados.

Sobre a tartaruga-oliva

As tartarugas-olivas são animais oceânicos, que dificilmente são avistadas na costa, diferentemente da tartaruga-verde (Chelonia mydas), que ocorre com mais frequência por utilizar essa região durante a alimentação.

Elas habitam mares tropicais e subtropicais, nos oceanos Pacífico e Índico. E no Oceano Atlântico ocorrem principalmente na América do Sul, América Central (Mar do Caribe) e na costa oeste da África. No Instituto Gremar, este é o quarto registro de encalhe com vida desta espécie, o segundo em 2022.

loading...

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.