Sérgio Willians apresenta aos santistas duas de suas maiores obras literárias/históricas
Por Santa Portal em 29/10/2024 às 16:00
O jornalista, escritor e historiador Sérgio Willians lançará, no mês de novembro, duas das mais significativas obras literárias de sua carreira. Na sexta-feira (1º), às 19h, no Salão Rosa da Santa Casa da Misericórdia de Santos, ocorrerá o lançamento oficial do livro “A História da Santa Casa da Misericórdia de Santos”. A obra, com 334 páginas e mais de 200 imagens, apresenta uma narrativa envolvente e repleta de curiosidades sobre a trajetória da instituição histórica, fundada em 1543, que teve papel essencial na formação da identidade santista. O nome “Santos”, inclusive, deriva da criação da Irmandade da Misericórdia de Todos os Santos.
Organizada em capítulos temáticos, o livro oferece uma visão abrangente de todos os setores e funções da Santa Casa ao longo dos séculos. Willians detalha desde as origens e conceitos que moldaram a instituição até as transformações dos seus quatro edifícios ao longo da história. O autor se aprofunda nas evoluções de áreas essenciais, como pediatria, cardiologia e radioterapia, explorando cada aspecto com precisão. Além disso, o trabalho destaca o papel do Instituto Escolástica Rosa, da Escola de Enfermagem, que foi a primeiro do gênero no Brasil, as estratégias de arrecadação, a preservação do patrimônio e a histórica luta contra a tuberculose.
“É uma obra verdadeiramente histórica”, afirma Sergio. “Nenhum memorialista jamais se dedicou a essa temática com tamanha abrangência.” Nascido na própria Santa Casa, em 15 de dezembro de 1967, o autor expressa seu orgulho: “Ter a oportunidade de fazer este levantamento e publicá-lo em uma obra tão robusta é um privilégio imenso.”
O autor revela que passou dois anos imerso na pesquisa, analisando, com o apoio de sua equipe, relatórios da provedoria desde 1836 até o presente. “Nada escapou aos nossos olhos. Agora, a Santa Casa possui uma obra referencial para todos aqueles que desejam conhecer em profundidade a história da instituição que moldou a identidade de Santos.”
Foram impressos 1.000 exemplares, custeados pela própria Santa Casa da Misericórdia. O livro estará à venda ao preço de R$ 140,00 e poderá ser encontrado, inicialmente, na própria Santa Casa. Posteriormente haverá outras formas de aquisição do livro.
“A História do Porto de Santos” será lançado no Museu do Porto
Menos de 20 dias após o primeiro lançamento, Willians apresentará sua segunda grande obra: A História do Porto de Santos. Com 416 páginas e mais de 350 imagens históricas, o livro é chancelado pela Lei Rouanet, contando com o patrocínio da Autoridade Portuária de Santos, Ecoporto e DP World, além do apoio das agências de navegação Grieg e Unimar e do Sindicato das Agências Marítimas do Estado de São Paulo (Sindamar). O projeto leva a assinatura do Instituto Histórico e Geográfico de Santos e do Memória Santista, como realizadores.
O lançamento será realizado no Museu do Porto, local escolhido por representar a memória do maior porto da América Latina.
O livro também foi organizado em capítulos temáticos. A primeira parte aborda os momentos iniciais da instalação do porto, voltada ao escoamento da produção de cana-de-açúcar no período colonial. Em seguida, a obra explora as diferentes fases do Porto, como o “Porto do Ouro” e o “Porto do café”, destacando sua evolução impulsionada pela riqueza da rubiácea brasileira. Assim como na obra sobre a Santa Casa, Sergio considera este trabalho como o mais abrangente e completo já escrito sobre o Porto de Santos, incluindo dados estatísticos desde o final do século XIX, abrangendo carga, movimentação de passageiros e fluxo de embarcações.
“Sem sombra de dúvida, este livro será a maior referência sobre a história do Porto de Santos. Destrinchamos cada item, fato e serviço realizado no porto, desde a formação da concessão, em 1888, que culminou na criação da Companhia Docas de Santos. Também exploramos a evolução do porto com os projetos de ocupação do Valongo, Paquetá, Outeirinhos, e as margens direita e esquerda, além da Ilha Barnabé”, explicou Sergio Willians.
O livro aborda ainda temas como dragagem, praticagem, serviços de reboque, a Usina de Itatinga, a Pedreira do Jabaquara e as iniciativas sociais e de saúde promovidas pela Companhia Docas em benefício de seus trabalhadores. Além disso, há um espaço dedicado à história dos dirigentes do porto desde o final do século XIX.
Willians revela que passou cerca de dois anos mergulhado em fontes primárias fundamentais, como os relatórios da Companhia Docas de Santos, da Companhia Docas do Estado de São Paulo (Codesp) e da Autoridade Portuária. “Também analisamos centenas de milhares de páginas de jornais, revistas, plantas e outros documentos que nos ajudaram a elucidar essa história tão rica quanto o próprio Porto de Santos”, conclui o autor.
No lançamento, o livro estará à venda ao preço de R$ 250,00 e poderá ser encontrado posteriormente no próprio Instituto Histórico e Geográfico de Santos (www.ihgs.com.br), telefone (13) 3222-5484.