Secretários de Estado de Transportes e de Meio Ambiente apresentam projetos em Santos

Por Santa Portal em 21/02/2022 às 22:18

Yasmin Braga / Santa Cecília TV
Yasmin Braga / Santa Cecília TV

O Lide Litoral Paulista promoveu, nesta segunda-feira (21), o ‘Jantar Debate Lide’, em Santos, com a presença dos secretários de Estado de São Paulo João Octaviano, da pasta de Logística e Transportes, e Marcos Penido, da Infraestrutura e Meio Ambiente. 

O tema do evento foi ‘Desafios Regionais da Baixada Santista’. O encontro aconteceu na Churrascaria Tertúlia, na Ponta da Praia, e reuniu também líderes empresariais, especialistas e outras autoridades, convidados e membros do Lide.

O jantar foi marcado pelo debate das ações do Governo do Estado de São Paulo, abordando o zoneamento, nova descida da Baixada Santista, mobilidade e privatização do porto, retomada econômica e geração de empregos. A abertura e mediação do encontro ficaram por conta do presidente do Lide Litoral Paulista, Jarbas Vieira Marques Júnior, e do chairman do comitê do Lide Litoral Paulista, André Ursini.

O secretário estadual de Logística e Transportes, João Octaviano Neto, falou sobre o projeto para a Linha Verde, que deve se tornar mais uma opção de mobilidade entre a capital paulista e a Baixada. “Boa parte dos contêineres que chegam no Porto de Santos vêm por uma pista da via Anchieta. Isso é muito pouco para um porto como o Porto de Santos. Nós estamos trabalhando num projeto da Linha Verde, que é essa nova ligação entre o planalto e a Baixada, procurando trazer uma ligação com a margem esquerda do Porto.

A expectativa é de que o projeto seja licitado no segundo semestre “Nós estamos recebendo os projetos e estudos, eu acredito que mais três meses para uma boa avaliação e iniciar a modelagem. Tudo está correndo muito bem para no segundo semestre desse ano nós solicitarmos a concessão dessa nova linha.”

Sobre a ligação seca entre Santos e Guarujá, o secretário diz que há uma falsa polêmica. “Nós somos a favor da ligação, o que nós tínhamos e apresentamos ao Governo Federal, e temos registrado junto ao Governo Federal, é o projeto de uma ponte. Nós nunca fomos contra a construção do túnel, isso é uma bobagem. Se o túnel ficar dentro da modelagem, tudo bem. Nós aproveitamos que não temos nenhuma ligação, para criar mais de uma ligação. Um projeto não anula o outro. Os dois projetos se compõem, cada um de acordo com a sua natureza e a sua vocação”, esclareceu.

Marcos Penido, secretário estadual da Infraestrutura e Meio Ambiente, afirmou que os desafios da pasta, na Baixada Santista, envolvem a implantação de políticas públicas, e afirmou que empresários são fundamentais neste processo. “Nós fazemos as políticas públicas em prol da sociedade civil, e o setor empresarial é justamente esse elo entre a criação da política pública e sua efetiva implantação. O setor empresarial é quem leva emprego, é quem leva as condições de trabalho, é quem efetivamente aplica aquele anseio nosso”.

Ele ainda completou dizendo que é essencial que as empresas participem por meio de diversos facilitadores disponíveis. “Nós temos vários planos e parcerias que podemos fazer, através do chamamento público, as PPPs, as concessões, os PNIs, que podem ser colocados. Existem também todos aqueles projetos através das licitações públicas, então existe um leque muito grande de opções que podem ser feitas. A ideia é que o setor público com setor privado atuem em benefício da sociedade.”

O  chairman do comitê do Lide Litoral Paulista, André Ursini, afirma que o evento teve como foco debater, além das questões da Baixada Santista, a geração de empregos. “O planejamento [do Lide] para esse ano é retomar os eventos de pautas importantes que a Baixada tem, que é desenvolvimento econômico, trazer novos empregos, resolver problemas da privatização do porto, entender como vai ser a ligação seca entre as duas margens. Tudo pautado ao desenvolvimento”

A partir do momento que a gente sabe o que vai acontecer, que os empresários sabem que realmente o governo do estado está empenhado no desenvolvimento econômico, as obras que vão acontecer, o empresário pode planejar os investimentos da iniciativa privada. Então é muito importante esse contato”, diz.

O prefeito de São Vicente, Kayo Amado (Pode), esteve no evento e falou sobre o trabalho que tem realizado em conjunto com o Governo do Estado de São Paulo. “A gente tem buscado fazer um trabalho em conjunto com o Governo do Estado, inclusive hoje aqui ao lado dos secretários, é um momento importante para toda a Baixada Santista, onde a gente pode discutir a questão metropolitana e o impacto para as nossas cidades.”

Sobre o Lide

O Lide – Grupo de Líderes Empresariais – é uma organização que reúne empresários e executivos dos mais variados setores de atuação em busca de fortalecer a livre iniciativa e o desenvolvimento econômico e social, assim como a defesa dos princípios éticos de governança corporativa nas esferas pública e privada.

O grupo surgiu em 2003, em São Paulo, com a tarefa de criar oportunidades de negócios no País e, ao longo dos anos, se consolidou como uma das maiores iniciativas empresariais e a mais qualificada rede de relacionamentos corporativos da América Latina. Atualmente, conta com 1,7 mil empresas filiadas e 40 unidades nacionais, regionais e internacionais. 

Em agosto último, o Lide Litoral Paulista completou dois anos com forte atuação e intensa contribuição na geração de conteúdo, networking, negócios, crescimento e fortalecimento da Baixada Santista. Nesse período, o grupo de líderes empresariais passou a contar com mais de 100 filiados (entre o Lide Litoral Paulista, Lide Mulher Litoral Paulista e Lide Futuro Litoral

loading...

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.