Elevação da Paróquia São Judas Tadeu para santuário acontece neste sábado

Por Santa Portal em 16/10/2021 às 15:38

Santos passará a contar com mais um santuário a partir deste sábado (16). A elevação da Paróquia São Judas Tadeu, localizada na Rua Saturnino de Brito, 112, no Marapé, para santuário acontecerá às 19h.

Além da Igreja do Valongo e do Monte Serrat, o futuro santuário receberá a elevação, presidida pelo Bispo Diocesano Dom Tarcísio. Na celebração haverá a debitação do altar, ato em que retiram o altar para colocar um outro, onde será colocada a relíquia, um fio de cabelo da Santa Teresa de Calcutá.

Deste modo, na missa haverá a leitura do decreto onde a igreja será elevada a Santuário Diocesano São Judas Tadeu. A cerimônia, segundo Dom Tarcísio, contará com a bênção das 12 cruzes, unção da cruz e a leitura da ata. A previsão é que 600 fiéis acompanhem a missa. Aliás, a igreja vai acomodar todos os presentes seguindo as restrições exigidas, como a obrigatoriedade do uso de máscara e higienização das mãos.

“Quando cheguei aqui, em janeiro de 2018, começamos a modificação na igreja, entre elas quadros, pinturas e sua parte física. Assim, vamos aproveitar o momento para que não seja preciso mexer futuramente no altar, pois não precisa necessariamente ter uma relíquia”.

Contudo, a maior motivação para que a paróquia se tornar um santuário veio da religiosidade popular. “Aqui é uma igreja onde a devoção ao São Judas cresceu muito, tomando base pela devoção do povo todo dia 28 de cada mês. Assim, fizemos uma pesquisa de por que as pessoas realizam batismos, missas e catequese aqui. Devoção demais! De onde vem esse povo?”.

Deste jeito, foi percebido que as respostas sempre foram as mesmas: “Meus pais, avós, frequentavam a igreja.”. Assim, fomos catalogando, registrando diariamente. E o crescimento da assembléia foi impressionante”.

Por fim, Dom Tarcísio conta que, “a fé ultrapassa o espaço geográfico da paróquia. Não são apenas pessoas do bairro ou da cidade. Vem gente de outros lugares. Assim, teremos realmente que aumentar o horário das missas, atendimento de confissões diárias e nomeação de um reitor pelo bispo. Então, daqui pra frente, teremos mais um padre, Claudio Scherer, o pároco, que sou eu e o vigário Toninho”.

loading...

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.