Santos visita Botafogo para se distanciar do Z4 e sonhar com Copa do Brasil

Por Rodrigo Cirilo em 26/11/2023 às 13:00

Raul Baretta/Santos FC
Raul Baretta/Santos FC

Em confronto da 35ª rodada do Campeonato Brasileiro, o Santos visita o Botafogo neste domingo (26), às 16h, no estádio Nilton Santos, no Rio de Janeiro. Atualmente na 15ª posição, com 42 pontos, o confronto pode alterar o objetivo do Peixe na competição, saindo de fugir do rebaixamento para lutar por uma vaga na Copa do Brasil.

Em caso de vitória, o Santos alcançaria os sonhados 45 pontos, abrindo quatro de vantagem para as duas equipes seguintes na classificação, Bahia e Cruzeiro (41). Apesar da Raposa ser a primeira do Z4, a equipe ainda joga na rodada, contra o Goiás, fora de casa, na segunda-feira (27). Já o Bahia goleou o Corinthians, por 5 a 1, na sexta-feira (24).

Um triunfo aumentaria as chances do Peixe de disputar a Copa do Brasil. Para isso, o Santos tem que terminar o Brasileiro na sétima colocação, que hoje é do Fluminense (53). No entanto, a equipe carioca já está qualificada para o torneio por conta do título da Libertadores. Com isso, a vaga direta está com o Athletico (52), que empatou com o Vasco nesta rodada.

Portanto, a derrota eliminaria as chances do Santos de disputar o torneio, limitando a pontuação máxima da equipe a 51 pontos. Já com um empate, o Peixe teria que torcer para o Athletico perder todos os jogos restantes. Aliás, as equipes se enfrentam na 37ª rodada, na Ligga Arena, em Curitiba.

Paulistas na Copa do Brasil

A Federação Paulista de Futebol (FPF) distribuiu suas seis vagas na próxima competição para os cinco melhores colocados do Paulistão (Palmeiras, Água Santa, Red Bull Bragantino, Ituano e São Bernardo) e para a campeã da Copa Paulista (Portuguesa Santista).

No entanto, a CBF também oferece 12 vagas diretas para os atuais campeões da Libertadores, Sul-Americana, Copa do Brasil, Copa do Nordeste, Copa Verde, Série B e equipes do G-6, que entram diretamente na terceira fase. Como o campeão da Sula foi a LDU, abriu uma vaga a mais via Brasileirão.

O São Paulo assegurou sua classificação com o título da atual edição. O Corinthians, por sua vez, se beneficiou da classificação do Palmeiras à Libertadores. Caso o Bragantino também termine no G-6, abrirá mais uma vaga via Paulistão, que irá para o Botafogo-SP.

Em resumo, a única chance do Santos participar da competição é se unindo a Palmeiras, São Paulo na terceira fase. Corinthians, Água Santa, Ituano, São Bernardo e Portuguesa Santista estão garantidos na primeira fase.

A indefinição é o Red Bull Bragantino, que pode ir direto para a terceira fase, caso termine no G-6, abrindo vaga na fase inicial para o Botafogo-SP.

loading...

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.