Santos, Vasco e Bahia afunilam disputa contra rebaixamento; veja probabilidades

Por Rodrigo Cirilo em 01/12/2023 às 11:00

Raul Baretta/Santos FC
Raul Baretta/Santos FC

A 36ª rodada do Campeonato Brasileiro, encerrada na última quinta-feira (30), sacramentou o rebaixamento do Goiás, que se uniu a Coritiba e América-MG. De acordo com a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Bahia, Vasco e Santos são, respectivamente, as equipes mais prováveis de terminarem a competição na última vaga do Z4.

Com 49,8% de chance de queda, o Bahia está na 17ª posição com 41 pontos. Em seu último duelo, a equipe comandada por Rogério Ceni foi derrotada pelo São Paulo e, consequentemente, permaneceu na zona de rebaixamento. O Tricolor de Aço terá pela frente dois times mineiros, o América (fora) e o Atlético (casa).

Assim como o Bahia, o Vasco tem grandes possibilidades de retornar à Série B um ano após o acesso. O Gigante da Colina desperdiçou a oportunidade de abrir vantagem do Z4 na última rodada, quando perdeu o confronto direto contra o Corinthians, por 4 a 2, em São Januário. O 16º colocado, com 42 pontos, ainda enfrentará o Grêmio (fora) e o Red Bull Bragantino (casa) para se livrar do risco de rebaixamento, que está em 32,6%.

Por fim, o Santos possui a gordura de dois pontos para o Z4. No entanto, o Alvinegro Praiano é disparadamente a equipe com pior saldo de gols entre os rivais, são 21 gols negativos contra 10 do Vasco e 5 do Bahia, ambos negativos. Para escapar do primeiro rebaixamento de sua história, o Peixe jogará com o Athletico (fora) e Fortaleza (casa). A possibilidade de queda está em 16,5%.

Ainda segundo a UFMG, Cruzeiro e Corinthians apresentam risco remoto de rebaixamento.

Risco de rebaixamento

Bahia: 49,8%

Vasco: 32,6%

Santos: 16,5%

Cruzeiro: 1,1%

Corinthians: 0,011%

loading...

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.