Santos terá encontro internacional sobre justiça climática
Por Santa Portal em 17/06/2024 às 16:00

O Instituto Procomum realiza, entre os dias 19 e 22 de junho, o Encontro Internacional LAB Narrativas Climáticas – O Sul Global No Centro Das Soluções Para o Bem Viver. As atividades acontecerão na sede do Instituto (R. Sete de Setembro, 52 – Vila Nova), em Santos.
O projeto conta com a parceria da organização nigeriana Surge Africa, por meio de sua plataforma de comunicação estratégica, a Surge X Media, que projeta e implementa medidas inovadoras para melhorar as abordagens de adaptação climática através de políticas, mídia e desenvolvimento resiliente.
O objetivo é construir uma agenda mais ampla, voltada para a discussão e a comunicação sobre a justiça climática, a articulação territorial e internacional e a busca por conexões entre as dinâmicas socioculturais e políticas que moldam a América Latina e o continente africano. Além disso, o Encontro também visa fortalecer a cooperação Sul-Sul e desenvolver soluções para diminuir os impactos ambientais e sociais.
Nos dias 19 e 20 de junho, a programação contempla um Encontro Internacional, aberto ao público e com inscrições gratuitas pelo site. Participam dele líderes comunitários, gestores públicos federais e municipais, pesquisadores, ativistas, especialistas e autoridades ambientais de diversas entidades da região e do país, além de membros do Surge Africa.
Já nos dias 21 e 22 de junho será realizado um laboratório cidadão, em formato relâmpago, para participantes previamente inscritos e selecionados. Será o início de um processo imersivo que terá um mês de duração, com mentorias, onde serão testados modelos de narrativas para a criação de conhecimento e abertura de diálogos sobre as mudanças climáticas e soluções cidadãs na Baixada Santista. A partir deles, o objetivo é criar comunidades de prática para contribuir com uma realidade mais sustentável e igualitária para a Baixada Santista.
Confira a programação
Quarta-feira, 19 de junho
18h – Mesa de Abertura: A Crise Climática e o Sul Global – Que Modelo Nos Trouxe Até Aqui?
Palestrantes:
● Nasreen Al-Amin, fundadora e diretora-executiva do Surge Africa. Especialista em sustentabilidade ambiental na Nigéria, com experiência nos setores de políticas, diplomacia, desenvolvimento e comunicação.
● Simone Takuá, filha de parteira, nascida e criada na aldeia, na cultura Guarani-Mbya. É pedagoga e importante liderança e fitoterapeuta na aldeia Piaçaguera, em Peruíbe (SP).
● Ana Sanches, doutoranda em Mudança Social e Participação Política, pesquisa Ecologismos Decoloniais, Participação e Mudança Social, Justiça e Racismo Social. Atua no Instituto Pólis e é ativista no movimento negro e socioambiental.
Mediação: Marina Guzzo, artista e pesquisadora das artes na interface do corpo e da paisagem. É professora associada da Unifesp – Baixada Santista, pesquisadora do Laboratório Corpo e Arte no Instituto Saúde e Sociedade.
19h30 – Apresentação artística com o rapper e multiartista indígena Wescritor, nascido em São Vicente (SP), do povo Tupinambá de Olivença (BA); e com o Coral Nhaderu Rembiguai, da comunidade indígena de Paranapuã, também de São Vicente (SP).
Quinta-feira, 20 de junho
10h – Roda de conversa: Qual O Tamanho Do Problema Quando Falamos em Crise Climática? – Olhares Sobre Dados E Informações Na Construção De Soluções Efetivas
● Clara Sacco, diretora executiva e cofundadora do data_labe. Bacharel em Estudos de Mídia, atua em projetos que conectam comunicação, tecnologias, produção cultural, juventude e mobilização política;
● Alexandra Sampaio, engenheira, com mestrado em Ciências Ambientais, é docente e coordenadora do Núcleo de Pesquisas Hidrodinâmicas da Universidade Santa Cecília, em Santos.
● Fábio Tatsubô, coordenador do Comitê ODS da Prefeitura Municipal de Santos, atua no monitoramento do Plano de Governo.
Mediação: Arminda Augusto, jornalista, gerente de projetos e relações institucionais do Grupo Tribuna.
14h – Roda de Conversa
Prevenir, Antecipar, Adaptar e Mudar. Como construir soluções convergentes e governança compartilhada nas soluções?
● Samia Sulaiman, Coordenadora-geral de Articulação do Departamento de Mitigação e Prevenção de Riscos da Secretaria Nacional de Periferias do Ministério das Cidades. É mestra em Planejamento e Gestão de Riscos Naturais.
● Tatiana Mendonça Cardoso, cientista social e educadora popular. É membro do Grupo de Mulheres da Enseada da Baleia (MAE), na ilha do Cardoso, Cananeia (SP), atuando com confecção sustentável e turismo comunitário e educacional.
● Mário Bueno, Secretário-adjunto de Meio Ambiente de São Vicente (SP), com formação em Ciências do Mar e Engenharia Ambiental.
Mediação: Pedro Torres, cientista social e planejador urbano, é professor de Pós-Graduação em Ciências Ambientais (PROCAM/USP) e atua nas áreas de gestão e planejamento, com ênfase em adaptação justa às mudanças climáticas e cidades costeiras.
16h – Roda de Conversa
Narrativas Climáticas: Como Produzir Uma Comunicação Mobilizadora?
● Muhammad Shamsuddin Ibrahim, consultor de Resiliência e Energia pela Surge Africa, é ambientalista, especialista em Comunicação e defensor de Políticas Ambientais.
● Thux Thuane, diretora executiva da PerifaConnection, plataforma de disputa de narrativas sobre as periferias brasileiras, é pesquisadora acadêmica nas áreas de reforma agrária, direito à moradia, atuação dos movimentos sociais e assessoria jurídica popular.
● Leonardo Leal, co-fundador e Diretor de Comunicação do Sleeping Giants Brasil, organização progressista de atividades digitais que afirma combater discursos de ódio e desinformação de forma anônima na internet.
● Nathalia Rocha, diretora executiva da Morada Comum, rede global que fortalece e contribui para a criação de instituições físicas que capacitam pessoas a construir o bem comum para o meio ambiente.
● Daniel Akinola Oladoja, gerente nacional do Conselho Global de Comunicação Estratégica da Nigéria.
Mediação: Tatiane Matheus, jornalista e pesquisadora de Justiça, Climática, Gênero e Racismo Ambiental. É membro do Grupo de Trabalho de Gênero e Clima do Observatório do Clima e autora do livro “Vozes Femininas Pela Economia Verde e Inclusiva”