04/10/2024

Festival Ka.Ora reúne mulheres na luta contra o câncer de mama em Santos

Por Beatriz Pires em 04/10/2024 às 20:00

Divulgação
Divulgação

No mês dedicado à luta contra o câncer de mama, o Projeto Ka.Ora realiza a sétima edição do Festival Ka.Ora de Canoa Havaiana. Neste sábado (5), 144 mulheres se reúnem na praia em frente à Escola Estadual Escolástica Rosa, em Santos, para uma celebração da vida. O evento acontece das 7h às 13h e contará com atividades no mar e em terra, em um dia marcado por homenagens e remadas simbólicas.

“Este ano é particularmente emocionante por várias razões. Algumas das nossas pioneiras, que estão conosco desde o início do Projeto Ka.Ora, enfrentam agora uma nova e decisiva batalha contra o câncer. Este é o momento de estarmos juntas e celebrarmos a vida, vibrando a cada minuto deste encontro”, declara Christiane Valentini, coordenadora do projeto.

A programação inclui a competição de canoa havaiana, apresentações das remadoras do projeto, homenagens às autoridades colaboradoras e momentos emocionantes, como a Cerimônia das Rosas.

“Celebramos a vida e relembramos nossas companheiras que partiram lutando contra essa doença. As remadoras e o público recebem uma rosa, e uma de nossas participantes faz uma homenagem com palavras de carinho. O público acompanha em silêncio, em um tributo às mulheres que amamos e que perderam essa batalha”, explica Christiane.

Além do Projeto Ka.Ora, o festival contará com a participação de duas equipes: o Grupo Remama da USP e a equipe UmaUma, que treina na represa Guarapiranga. Juntas, elas participam de uma competição amistosa com o objetivo de fortalecer os laços entre as remadoras, que encontraram no esporte uma nova vida após o câncer.

Outro destaque do festival é o briefing em comemoração ao Outubro Rosa, que será realizado na sexta-feira (4), às 19h, no Hotel Comfort. As equipes se reúnem para os preparativos finais da celebração.

“A presença de equipes de remadoras rosas de outras regiões é uma grande honra e alegria! Isso reflete os festivais internacionais, que unem mulheres que descobriram, através da união e da remada, uma nova vida após o câncer”, conclui Christiane.

A história do Projeto Ka.Ora está diretamente ligada à conscientização sobre o câncer de mama, sendo pioneiro no uso do Dragon Boat no Brasil desde 2008, quando Fábio Paiva trouxe essa tradicional embarcação, símbolo de luta e superação em bases rosas ao redor do mundo. O festival, que completa sete anos, simboliza o florescimento de uma semente plantada com o propósito de promover a vida e a saúde da mulher, aliando esporte e causa social.

loading...

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.