Santos recebe o lançamento do livro 'Nos Abismo da Esperança'

Por Santa Portal em 06/09/2022 às 11:49

Divulgação
Divulgação

O livro “Nos Abismo da Esperança” será lançado no dia 9 de setembro em uma cerimônia para o público, na Pinacoteca Benedito Calixto, que fica na Av. Bartolomeu de Gusmão, 15 – Boqueirão, Santos, das 19h às 21h. A obra relata a experiência dos autores Tatyana Jorge, Marcelo Quintela e Gito Wendel em expedições humanitárias na África, entre os anos de 2010 e 2018. As missões tinham como objetivo defender a populações infantis altamente vulneráveis (Crianças-bruxas na Nigéria; crianças-escravas no Senegal e crianças refugiadas em Uganda).

O valor arrecadado com as venda será destinado para a construção de playgrounds no campo de refugiados de guerra, na Uganda, onde a ONG Religar (que apoia e incentiva projetos humanitários em todo mundo) possui um orfanato para crianças órfãs, que perderam os pais durante os combates e as fugas nos conflitos ocorridos no Congo e no Sudão do Sul. “A ONG já consegue atender as necessidade vitais das crianças, por isso já podemos investir em parques infantis”, conta Marcelo Quintela, um dos autores do ‘Nos Abismo da Esperança.

Durante o período que estiveram vivenciando a rotina dessas crianças, documentaram tudo em suas redes sociais, reunindo uma rica coletânea que hoje é eternizada nas páginas do livro. Os textos transmitem sentimentos variados, entre nuances de desapontamento e cansaço dos escritores diante da perda de alguma criança, até muita alegria, satisfação e renovação de esperanças diante dos finais felizes, abordando de forma crua e direta a realidade de crianças destinadas a escravidão, abuso e morte em cantos de extrema miséria na África, mas relata também a rotina de voluntários que vão com o objetivo de levar ajuda e muito amor ao povo.

“A principal finalidade do conteúdo é dar esperança a quem lê! O livro conta histórias onde a esperança parece encurralada por muitas adversidades e, à beira do abismo, consegue vencer obstáculos que representam metáforas das nossas próprias vidas”, destaca Quintela que planeja outros lançamento do material pelo Brasil. “Após a venda de todos os exemplares, a Editora poderá lançar outras edições para que mais pessoas tenham a oportunidade de ler, conhecer os projetos no Brasil e no mundo”.

Sobre os autores

Marcelo Quintela é nascido em Santos, onde também trabalha como Dentista e Professor universitário com mestrado e doutorado em Saúde. É fundador do Instituto Religar em Santos e da Asociación Religar em Madri (Espanha). Presidiu as instituições que abriram três orfanatos africanos e uma Agrovila no interior de Pernambuco. Escreveu os livros “Missão: Salvar Crianças-Bruxas”, (com exemplares ainda à venda em sebos e livrarias virtuais) e “What to do if your child is accused of witchcraft?” publicado em Londres (UK) e distribuído em países africanos de língua inglesa.

Tatyana Jorge é nascida em Santos, onde se formou em Jornalismo. É apresentadora da TV Tribuna, regional da Rede Globo na Baixada Santista e Vale do Ribeira, e agente humanitária em países africanos, onde realizou entrevistas e matérias televisivas que denunciaram o grave abuso de crianças estigmatizadas como “bruxas” (Nigéria) ou vivendo como escravas (Senegal). Testemunhou e registrou o resgate de muitos pequeninos também por escrito, em textos viralizados durante os anos de 2013-14.

Gito Wendel é paulistano, formado em Serviço Social e em Teologia. Atuou na construção do condomínio nigeriano para resgate de “Crianças-Bruxas”, estabelecendo relação de afeto e paternidade com cada uma das dezenas de crianças acolhidas. A partir dessa experiência escreveu o romance “Filhos de Abasi”. Inaugurou a “Casa Religar para crianças refugiadas” em Uganda. Preside a Associação Religar no Brasil a partir de Goiânia, sua sede.

loading...

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.