10/04/2021

Santos aplica 2,3 mil doses no primeiro dia de vacinação dos professores

Por #Santaportal em 10/04/2021 às 21:09

BAIXADA SANTISTA – Se educação é afeto, o que pressupõe toque e cuidado, se vacinar contra a covid-19 é sentir esperança de ver, em breve, a escola ocupada por todos os seus agentes. Foi assim que a professora Emília Oliveira de Moura, 61 anos, da escola municipal Auxiliadora da Instrução, se sentiu: aliviada ao tomar a primeira dose no posto montado no Complexo Esportivo Rebouças, na Ponta da Praia.

Ela esteve entre 2.322 profissionais da área da Educação que se imunizaram neste sábado (10) em postos externos e policlínicas, conforme antecipação anunciada sexta-feira (9) pelo governo do Estado.

A vacinação segue neste domingo (11), das 9h às 15h30, na Policlínica Nova Cintra, e segunda-feira (12), no mesmo horário, em quatro unidades, nos postos externos e no drive thru do Arena Santos (ver endereços abaixo).

“Não tem como ensinar sem pegar na mão, sem trabalhar junto, sem olhar, se tocar e abraçar. Educação tem que ser com muito afeto e vamos retomar à escola. Estou aliviada e muito feliz, mas continuarei com os protocolos de cuidados. Era tudo o que eu esperava, esse olhar para o profissional da educação”, disse Emília, que atua no Atendimento Educacional Especializado (AEE).

Conforme critério estabelecido, devem ser vacinados os profissionais que têm 47 anos ou mais e que atuam da creche ao ensino médio.

Emoção
A professora Paula Regina Gomes Pedroso, de 50 anos, da rede estadual, também comemorou e considerou o atendimento “rápido”. “Ontem, quando soube que a vacinação foi antecipada para hoje, parece que o sol brilhou em mim. Gostaria que todos fossem vacinados, mas já é um começo para a extinção da pandemia”.

Os olhos da professora Rosana Ramos Martins Cotting, de 58 anos, marejaram ao término da aplicação da dose. “É um dia emocionante porque são muitos professores e isso vai amenizar a situação. Para o professor foi muito difícil com aulas online, fora a angústia da família. Agora, nos sentimos mais seguros trabalhando”, afirmou ela, lembrando a importância da vacina. “Que a Ciência nos oriente”.

A pedagoga Claudia Mafaldo também vibrou ao receber a primeira dose da vacina. “Estava na expectativa da vacina. Foi um momento de muita emoção para todos os meus colegas! Um viva para a saúde, para a educação e para a ciência!”, comemorou.

Presente de aniversário
Ao completar 53 anos neste sábado (10), a diretora de colégio do ensino médio, Ana Cecília Marczak Birkett, não poderia ter ganhado melhor presente. “Estou sendo presenteada com a vacina. Me sinto abençoada. Parabéns a todos os educadores, porque os professores não deixam de estar na linha de frente. Foi um reconhecimento necessário, porque o que transforma um país é a educação”. Ana Cecília já foi infectada pela doença, assim como o marido e os dois filhos.

O casal de professores Edilene Pinheiro do Carmo, 51, e Claudiney Lopes da Silva, 47, da escola estadual Olga Cury, também estava emocionado. “Perdemos uma colega de trabalho essa semana, então ficamos um pouco aliviados com a vacinação. Mas só vou ficar tranquilo quando tudo isso acabar”, falou Claudiney. Em paralelo à vacinação desses profissionais, neste sábado, a Secretaria de Saúde (SMS) também deu continuidade à imunização de idosos.

noticia2021410844659.jpg
Foto: Isabela Carrari/Divulgação Prefeitura de Santos

Documentos
Os profissionais da Educação devem apresentar obrigatoriamente o comprovante com QR Code enviado pelo Estado, que autoriza a imunização após cadastro no site Vacina Já Educação. Este comprovante deve ser impresso, pois ficará retido no posto de vacinação. Outros documentos necessários são CPF, documento com foto e comprovante de endereço profissional ou residencial em Santos.

ENDEREÇOS DOS POSTOS EM SANTOS: 

Drive thru

Arena Santos (Avenida Rangel Pestana, 184, Vila Mathias)

Postos Externos

Aparecida – Clube Atlético Santa Cecília (Rua Comendador Alfaia Rodrigues, 269)

Marapé – Escola de Samba União Imperial (Rua São Judas Tadeu, 20)

Ponta da Praia – Complexo Esportivo Rebouças (Praça Eng. José Rebouças s/nº)

Policlínicas

ZONA NOROESTE

Policlínica Castelo – Rua Francisco de Barros Melo, 184

Policlínica São Jorge e Caneleira – Rua Francisco Ferreira Canto, 351

CENTRO

Policlínica Vila Mathias – Rua Xavier Pinheiro, 284

MORROS

Policlínica Nova Cintra – Rua José Ozéas Barbosa s/nº

Praia Grande e Itanhaém
Em Praia Grande, a vacinação foi realizada em três polos, das 9h às 15h, neste sábado. A imunização desses profissionais será realizado no mesmo horário e nos mesmos locais neste domingo. A Prefeitura não divulgou, até o fechamento da reportagem, quantos trabalhadores já tinham sido vacinados neste primeiro dia.

Os postos de vacinação em Praia Grande são: Polo Ginásio Canto do Forte: Avenida Rio Branco, 572, Bairro Canto do Forte; Polo Ginásio Rodrigão: Avenida Presidente Kennedy, 5563 Bairro Tupi e Polo Conviver Caiçara: Rua Maria Antunes Navarro, s/nº (esquina com a Rua São Domingos).

Em Itanhaém, os profissionais da categoria estão sendo imunizados das 9h às 16h, no Centro Municipal Tecnológico de Educação, Cultura e Esporte (Cmtece). Ao todo, 579 funcionários da rede d ensino fizeram o agendamento prévio para a vacinação. Assim como Praia Grande, Itanhaém não divulgou o total de profissionais vacinados neste sábado.

noticia20214105847223.jpg
Foto: Josy Inacio/Prefeitura de Itanhaém

loading...

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.