Santos alerta para baixa adesão às campanhas de vacinação

Por Santa Portal em 02/07/2024 às 11:00

Raimundo Rosa/PMS
Raimundo Rosa/PMS

Atualmente, três campanhas de vacinação estão acontecendo em Santos: contra a gripe, covid-19 e dengue. Cada uma possui seu público específico, porém o que elas têm em comum é a baixa cobertura vacinal. As autoridades sanitárias alertam: as vacinas são a principal forma de evitar o retorno de doenças erradicadas no País ou reduzir a circulação das que já estão instaladas.

A campanha contra a gripe atingiu 88.225 pessoas, mas considerando os grupos prioritários (gestantes, puérperas, idosos, crianças) chegou a 39,1% dos santistas. A nova vacina monovalente contra a covid-19 teve 8,4 mil doses aplicadas, enquanto a da dengue, 3.485 doses – perfazendo 15,9% da população-alvo.

De acordo com o Ministério da Saúde, a meta é que as campanhas vacinem 95% do respectivo público. Em Santos, várias iniciativas estão em curso para ampliar a cobertura vacinal das doses de campanha e das vacinas de rotina, aplicadas de acordo com a idade estabelecida no Calendário Nacional de Vacinação.

“Somente neste ano, já aplicamos mais de mil doses de vacinas nas escolas municipais para alunos, familiares e funcionários; seguimos com a abertura de parte das policlínicas aos sábados para atrair as pessoas que não conseguem se vacinar durante a semana, além de levar a vacinação até alguns públicos, como as forças de segurança e salvamento e postos volantes em eventos estratégicos”, explica o secretário de Saúde, Denis Valejo.

Públicos-alvo

Dengue – Crianças e adolescentes de 10 a 14 anos

Gripe – Pessoas a partir de 6 meses de vida

Covid–19 – Pessoas imunocomprometidas, pessoas a partir de 60 anos, gestantes e puérperas, crianças de 6 meses a 4 anos, Pessoas com comorbidades, pessoas com deficiência, idosos de instituições de longa permanência e trabalhadores da saúde.

loading...

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.