04/08/2020

Santista que mora no Líbano fala sobre a explosão no porto: "Ninguém aqui acredita que foi acidente"

Por Gustavo Klein /Santaportal em 04/08/2020 às 18:11

UMA SANTISTA NO LÍBANO – A guia de turismo Amanda Kaddissi, que nasceu em Santos mas vive desde 2003 no Líbano, conversou com exclusividade com o #Santaportal sobre as explosões que destruíram parte da cidade e mataram pelo menos 78 mortos, além de quase 4.000 feridos nesta terça-feira (4) em Beirute. Ela estava fazendo compras a mais de 20 quilômetros da cidade, acompanhada do filho, quando a explosão aconteceu. “Senti o chão tremer. Achamos, a princípio, que era um terremoto. O segundo tremor já veio com o barulho da explosão, muito forte. Aí tivemos certeza de que era algo mais sério”.

Amanda conta que as pessoas se desesperaram e, em pouco tempo, as informações começaram a chegar. “Ainda assim há vários boatos. A primeira informação falava em um armazém com fogos de artifício, o que poucos aqui acreditam. Aqui, ninguém acredita em acidente”.

Ela conta ainda que a orientação das autoridades é que, se possível, a população não saia de casa porque há risco de contaminação. “Ninguém sabe se nuclear ou química. Mas o indicado mesmo, neste momento, é ficar em casa e esperar que esse caos passe”.

Dia a dia
Amanda conta que o dia a dia na capital do Líbano era tão tranquilo, nas últimas semanas, quanto o coronavírus permitia que fosse. Ainda assim, havia a expectativa de que a paz não durasse muito tempo. “Muitos boatos por aqui de que os Estados Unidos queriam acabar com o grupo político do Hizbollah, então algo assim já era esperado”.

loading...

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.