Santista com TEA reforça a importância do colar de Girassol: “pude constatar o seu valor”

Por Guilherme Esron em 17/03/2023 às 11:00

Durante o temporal da última sexta-feira (10), Janaina Borba, moradora de Santos, que tem o transtorno do espectro autista (TEA), desceu do ônibus após uma crise de ansiedade muito forte. O colar de girassol foi de suma importância nessa emergência.

Janaina conta que voltava do trabalho quando se deu conta da forte chuva. Ela começou a se sentir mal, ansiosa e rapidamente desceu do ônibus e entrou em um estabelecimento na Avenida Ana Costa. 

“Ônibus cheio, água invadindo as ruas, carros buzinando, pessoas falando, ambulância com sua sirene alta, bombeiros, profissionais do CET tentando ajudar, motos passando, e tudo isto ao mesmo tempo, foi me sufocando”, conta Janaina.

Foi aí que o colar de girassol mostrou a sua importância e ajudou Janaina. Assim que desceu do transporte público e entrou no estabelecimento, ainda estática, ela puxou o seu colar e prontamente foi ajudada pelos comerciantes. 

“Puxei o colar de girassol com a minha identificação e laudo, mostrando para eles. Que alegria, fui prontamente auxiliada neste momento, por verdadeiros anjos”, agradece ela.

Diagnóstico tardio e ativismo nas redes sociais

Antes mesmo de ter o laudo de TEA, Janaina fazia terapia há oito anos. Ela foi encaminhada para uma psiquiatra pela terapeuta pois havia uma suspeita de que ela fosse esquizofrênica. 

No entanto, o que foi atestado na verdade era um grau de autismo muito alto. E devido a isso, outras comorbidades podem aparecer, bem como TDAH, TOC, TOD, esquizofrenia, alergias, seletividade alimentar, pânico e etc. Janaina tem todas, mas com moderação. 

“Tive o diagnóstico tardio, foi despertador. Hoje não preciso mais me mascarar. Há quem diga que eu não pareço”, explica ela.

Janaina possui uma conta no Instagram, onde ela traz diversas informações sobre o autismo. Ela pede que pessoas que tenham autismo ou conheçam alguém que passe pela mesma situação entre no seu perfil e conheça um pouco mais sobre o assunto. 

Por fim, ela agradeceu os que a ajudaram e reforçou a importância do colar de girassol no uso diário. “Serei eternamente grata à eles e ao colar de girassol, pois pude constatar o seu valor e sua importância ao usá-lo”, afirma.

loading...

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.