Sangue Jovem aposta em reedição campeã e desfile 'pé no chão' no Santos Carnaval 2026
Por Santa Portal em 26/11/2025 às 05:00
A Sangue Jovem definiu sua aposta para o Santos Carnaval 2026: a escola vai reeditar o desfile de 2006, ano em que conquistou o título, numa estratégia que combina memória afetiva, reconstrução interna e um samba já consagrado pela comunidade.
A proposta da escola foi apresentada no episódio desta terça-feira (25) do podcast Papo de Samba, transmitido ao vivo pela rádio 107,7 FM, que contou com a participação de Márcio França (intérprete), Rogério Ximú (cavaco), Wagninho (presidente e diretor de Carnaval) e Ronaldo Balio (mestre de bateria). A conversa foi conduzida pelo jornalista Eduardo Silva.
A escola alvinegra busca reconquistar seu espaço no Grupo Especial, após cair para o Grupo de Acesso neste ano. Segundo o presidente Wagninho, a escolha do enredo e a preparação para 2026 passam por um momento de retomada. “A gente vem de um ano difícil. A gente está em reconstrução e procuramos fazer esse carnaval com o pé no chão, com muita dignidade. Vamos procurar fazer um desfile muito compacto, de criatividade, nada de muita loucura e com muita responsabilidade”, afirmou.
Ele destacou ainda que a reedição dialoga com a história da escola e com o entusiasmo da comunidade. “A gente optou pela reedição do carnaval de 2006 que a escola sagrou-se campeã, mais pelo samba ser um samba muito cantado e muito conhecido na quadra e na arquibancada. Nada melhor pegar essa superstição de ter sido campeão e poder voltar pro Grupo Especial com um samba que encanta até hoje.”
Na bateria, o mestre Ronaldo Balio falou sobre o trabalho com os integrantes da Ritmo Santástico e o vínculo pessoal que mantém com a função. “A motivação é porque eu era um ritmista também. Eu faço o que eu gostaria que tivessem feito comigo. A motivação é sempre fazer o melhor e a gente já está trazendo a nota há um bom tempo. Quem escuta a afinação já sabe que é a Sangue Jovem”, afirmou.
Ordem dos defiles do Santos Carnaval 2026
Sexta-feira (6 de fevereiro)
- Brasil
- Império da Vila
- Bandeirantes do Saboó
- União Imperial
- Real Mocidade
- Vila Mathias
- Independência
Sábado (7 de fevereiro)
- Imperatriz Alvinegra
- Dragões do Castelo
- Unidos da Zona Noroeste
- Sangue Jovem
- Padre Paulo
- Amazonense
- X-9
- Unidos dos Morros