19/06/2023

Sala multissensorial inaugurada em Congonhas tem aprovação de criança autista

Por Santa Portal em 19/06/2023 às 16:05

Divulgação
Divulgação

“Luzes, câmera ação!” Assim o menino autista Lorenzo, de 9 anos, demonstrou seu entusiasmo ao inaugurar a sala multissensorial do Aeroporto de Congonhas (SP), juntamente com o ministro de Portos e Aeroportos, Márcio França, nesta segunda-feira (19), criada para ampliar a inclusão e dar tranquilidade antes de embarcar. Uma sala multissensorial também foi inaugurada, na sequência, no Aeroporto Santos Dumont, no Rio de Janeiro. A abertura dos espaços, cujos equipamentos seguem as metas globais da ONU (Organização das Nações Unidas) de desenvolvimento social, ocorreu um dia após a comemoração do Dia Mundial do Orgulho Autista.

Em Congonhas, o ambiente fica na sala de embarque, próximo ao portão 4, e conta com bolas iluminadas, máquina de bolhas de sabão, projetor de efeitos e vídeo e mobiliário planejado para dar maior conforto e relaxamento.

Quando Lorenzo sentou com o ministro Márcio em poltronas que parecem de avião, foi logo perguntando: “Vamos viajar?” Sua mãe, Juliana Lamoso, 38, disse que desta vez foram só conhecer o local. “Lembro do primeiro voo do Lorenzo, foi um transtorno. É fundamental que mudem o cenário de inclusão. Uma ótima iniciativa do ministério.”

Márcio França informou que o funcionamento do espaço deve iniciar em cerca de dez dias, com 16 crianças por sessão. O horário será, inicialmente, das 5h às 23h, sendo depois regulado conforme a demanda. “Será feito convênio com a prefeitura de São Paulo para que alunos autistas da rede municipal e crianças de instituições visitem o espaço, independentemente de embarcarem. Além disso, haverá equipe de especialistas para acompanhar os visitantes.” O ministro ainda declarou que estão sendo adaptadas cadeiras de rodas elétricas. França destacou que a iniciativa é uma das principais metas do Governo Federal, de tornar a aviação mais acessível a todos.

A secretária municipal da Pessoa com Deficiência de São Paulo, Sílvia Grecco, comemorou a parceria com o Ministério de Portos e Aeroportos. “Estou feliz como gestora e mãe de filho autista.”

Na abertura do evento, um vídeo mostrou como se sente um autista, com o hiperestresse sensorial provocado por sons e cores. Em seguida, uma imagem de floresta foi projetada, com emissão de cheiro de pinheiros.

O presidente da Infraero, Rogério Barzellay, ressaltou a importância de aperfeiçoar constantemente a infraestrutura dos aeroportos, lembrando que já existe uma sala em Vitória (ES) e que o objetivo é ampliar a criação do ambiente para outros aeroportos concessionados.

Elogiando o espaço, participaram da inauguração os deputados estaduais Caio França, defensor da acessibilidade da Cannabis medicinal no SUS, e Andréa Werner, jornalista e ativista pelos direitos dos autistas, além da deputada federal Tabata Amaral, que tem como bandeira a Educação.


Foto: Márcio Pinheiro/Divulgação

Santos Dumont

No Aeroporto Santos Dumont (RJ), a sala multissensorial possui aromaterapia, globo de luzes e equipamento de som com acionamento por bluetooth, permitindo que os passageiros escolham a música ambiente. A sala fica no terminal de embarque, logo após o raio-X.

loading...

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.