27/05/2014

Sabesp realiza ação de conscientização para descarte correto de óleo

Por #Santaportal em 27/05/2014 às 19:15

Nesta terça-feira (27), data em que se comemora o Dia Nacional da Mata Atlântica, a Sabesp realiza a palestra durante o curso profissionalizante promovido mensalmente pelo Sindicato de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares da Baixada Santista e Vale do Ribeira (SinHoRes).

Na ocasião, cozinheiros e ajudantes de cozinha aprendem com a analista de gestão da Sabesp, Marlene dos Santos Braz, integrante do Programa de Reciclagem de Óleo (PROL) na Baixada Santista, sobre as consequências decorrentes do descarte incorreto do óleo de fritura nas redes de coleta de esgoto ou de drenagem das águas pluviais.

A Baixada Santista é caracterizada pela presença da Mata Atlântica em toda sua extensão, uma das áreas mais ricas em biodiversidade e mais ameaçada do planeta. Essa biosfera cria um equilíbrio no clima da região, que favorece a regulagem do fluxo dos corpos hídricos – sendo alguns rios utilizados para o abastecimento público de água – além de prover sete das nove bacias hidrográficas brasileiras.

“Apenas 1 litro de óleo pode prejudicar até 25 mil litros de água. O lançamento indevido de óleo provoca entupimento nas instalações internas das residências e nas próprias redes de coleta de esgotos. Esse resíduo se aglutina e forma uma barreira rígida de gordura nas tubulações, que provoca retorno dos esgotos ao imóvel e extravasamentos em vias públicas”, explica a analista.

Segundo a representante do PROL, “o óleo descartado de forma incorreta em contato com os corpos d’água impede com que haja luz e oxigênio, exterminando espécies da vida aquática. Por isso é importante nesse Dia da Mata Atlântica lembrar que a conservação do ambiente onde vivemos depende da colaboração de todos em adquirir hábitos mais sustentáveis”, conclui a palestrante.

O Sistema Integrado de Abastecimento de Água da Sabesp que atende a Região Metropolitana da Baixada Santista capta a água bruta de mananciais provenientes da Serra do Mar, em pontos de extrema qualidade em meio à Mata Atlântica, encaminhando o líquido para uma estação de tratamento. Das estações, a água tratada segue pelas tubulações até um dos Centros de Reservação existentes na região. A partir daí, o líquido segue pelas redes de distribuição até as residências.

loading...

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.