16/07/2022

Rússia intensifica ataques com mísseis; sirenes soam em Kiev

Por Ansa Brasil em 16/07/2022 às 13:42

O ministro da Defesa russo, Sergei Shoigu, deu ordens neste sábado (16) para que todas a unidades militares que atuam na Ucrânia intensifiquem as suas operações para prevenir uma ofensiva de Kiev contra os territórios controlados por Moscou.

Em comunicado, o ministro russo forneceu “as instruções necessárias para aumentar as ações dos grupos em todas as unidades operacionais de forma a excluir a possibilidade do regime de Kiev lançar ataques maciços e de artilharia contra infraestruturas civis e habitantes das localidades do Donbass e outras regiões”.

Hoje, a pasta também informou que as forças russas destruíram uma fábrica na cidade ucraniana de Dnipro que produzia peças para mísseis balísticos Tochka-U.

Segundo o governador regional, Valentyn Reznychenko, o bombardeio, que atingiu um complexo industrial e uma rua adjacente, resultou em três mortes e 15 feridos.

Ontem (15), o Exército do regime de Vladimir Putin lançou um ataque de mísseis que atingiu um armazém na cidade de Odessa, provocando um “incêndio numa área de 1.000 metros quadrados”. As chamas foram apagadas esta manhã e não houve feridos ou vítimas.

O ataque segue o bombardeio de ontem à noite na região de Odessa, onde os russos dispararam três mísseis, um dos quais foi interceptado pelas forças ucranianas.

Mais cedo, sirenes antiaéreas soaram na capital ucraniana Kiev, enquanto a Rússia usa a maior usina nuclear da Europa – a de Zaporizhzhia, no sudeste da Ucrânia – como base para o armazenamento de armas, incluindo “sistemas de mísseis”, para bombardear os arredores do país, informou a agência nuclear ucraniana Energoatom.

Localizada no rio Dnipro, a usina está sob controle russo desde as primeiras semanas da invasão, embora ainda seja administrada por pessoal ucraniano. A situação na fábrica de Zaporizhzhia, onde cerca de 500 soldados russos controlam a fábrica, é “extremamente tensa”, segundo as autoridades ucranianas.

Por outro lado, o governador da região leste de Sumy, Dmytro Zhyvytsky, disse que uma pessoa morreu e outras três ficaram feridas como resultado de bombardeios por forças russas em áreas residenciais na área. 

loading...

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.