Rosana Valle ganha de Rogério Santos mas perde para Paulo Alexandre, indica pesquisa eleitoral

Por Marcela Morone em 26/09/2023 às 16:00

Reprodução e Divulgação/Prefeitura de Santos e Câmara dos Deputados
Reprodução e Divulgação/Prefeitura de Santos e Câmara dos Deputados

Uma pesquisa divulgada pelo instituto Paraná Pesquisas, nesta terça-feira (26), mostrou que a deputada federal Rosana Valle (PL) lideraria a corrida eleitoral para a Prefeitura de Santos em um cenário com Rogério Santos (PSBD) como concorrente direto, mas perderia para Paulo Alexandre Barbosa (PSDB) caso o deputado federal se candidatasse à chefia do executivo santista.

A pesquisa foi realizada entre 21 e 24 de setembro com 818 eleitores acima de 16 anos. O resultado possui um grau de confiança de 95,0% para uma margem estimada de erro de aproximadamente 3,5 pontos percentuais.

No primeiro cenário em que nomes específicos de candidatos foram fornecidos pelo instituto, Rosana Valle obteve 34,4%, contra 24,7% de Rogério Santos. A vereadora Telma de Souza (PT) aparece em terceiro lugar, com 17,8%.

Neste cenário, Ivan Sartori (Avante) aparece com 3,6% e Débora Camilo (PSOL), com 3,4%.

Na segunda situação eleitoral, já sem Rogério Santos e com Paulo Alexandre Barbosa (PSDB), o ex-prefeito de Santos aparece na frente de Rosana, com 40%. Ela aparece em segundo lugar, com 28,9%, seguida de Telma, com 12,6%.

Ivan Sartori e Débora Camilo também aparecem neste cenário, com 3,7% e 2,7%, respectivamente.

No cenário de situação eleitoral espontânea, isto é, na qual o entrevistador não fornece nomes específicos de candidatos aos entrevistados, Rogério Santos sai na frente com 6,4%, seguido de Paulo Alexandre Barbosa (PSDB), com 5,7% e Rosana Valle, com 3,8%. Mais de 70% de eleitores não souberam ou não responderam.

Paulo Alexandre Barbosa foi deputado estadual por São Paulo de 2007 a 2015 e prefeito de Santos de 2013 a 2020. Agora, cumpre seu primeiro ano como deputado federal.

Rosana Valle está em seu segundo mandato como deputada federal. Em 2018, a jornalista se elegeu pelo Partido Socialista Brasileiro (PSB) e, nas eleições de 2022, foi eleita pelo Partido Liberal (PL).

loading...

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.