Rogério Santos quer ampliar projetos e vai debater expansão do Parque Palafitas em Brasília

Por Santa Portal em 02/08/2025 às 18:00

Reprodução/Instagram
Reprodução/Instagram

O prefeito Rogério Santos falou neste sábado (2), um dia após o incêndio que destruiu mais de 100 moradias no Dique da Vila Gilda, em Santos, no litoral de São Paulo, sobre o trabalho para ampliação dos projetos habitacionais para atender a população carente no Município.

“Quando a gente fala do Dique da Vila Gilda são 2 mil casas, mas nem todas são palafitas. Temos casas de alvenaria, edifícios de dois andares. Os imóveis que tem estrutura boa, construída, queremos fazer a regularização fundiária. Fazer a abertura de vias, de acessos. Alguns trechos do Dique e do São Manoel precisam de reestruturação do mangue, como foi feito na Avenida Armando Gomes. Estaqueamento de concreto, laje de concreto e casas pré-fabricadas. São soluções mistas, com conjuntos habitacionais próximos, pois nem tudo vai caber ali no Dique. A gente tem essas três opções: realocação para conjuntos habitacionais, fixação com palafitas estruturadas e aqueles imóveis que tem condições de permanência, regularização fundiária”, disse o prefeito.

Rogério Santos destacou ainda possíveis parcerias com os governos estadual e federal para que mais habitações sejam construídas visando atender a população do Dique da Vila Gilda.

“Existe a possibilidade através do Governo Federal, Governo do Estado, para que seja implantada a compra assistida. Nesse caso, o que acontece é uma carta de crédito para a população ter imediatamente o seu imóvel, algo que já aconteceu em uma comunidade de São Paulo. A solução vai vir a partir da reunião com os governos estadual e federal. O importante é produzir habitação, o compromisso do nosso governo é transformar a realidade, através do Parque Palafitas. Nossa ideia é resolver esse passivo social imenso”, afirmou.

O chefe do Executivo estará em Brasília, na próxima terça-feira (5), com o vice-presidente Geraldo Alckmin, o ministro das Cidades, Jader Barbalho Filho, e o secretário nacional de Habitação, Augusto Henrique Alves Rabelo, em reunião articulada pelo deputado federal Paulo Alexandre Barbosa.

O trabalho de apoio envolve múltiplas frentes, desde o acolhimento emergencial até esta articulação com os governos estadual e federal para acelerar a entrega de moradias definitivas. Segundo o prefeito, cerca de 900 unidades habitacionais devem ser concluídas nos próximos 12 meses, com mais mil previstas por meio de financiamento do município com recursos do CAF (Banco de Desenvolvimento da América Latina e Caribe).

“A gente entregou 1.120 unidades habitacionais do Dique, com o Governo do Estado temos quase mil unidades para serem entregues ao Dique, com recursos que nós temos do empréstimo internacional do CAF serão mais mil unidades. Já estamos avançando nessas unidades fora do Dique e do São Manoel. Na área do Dique estamos com o projeto Parque Palafitas. Nós vamos levar para Brasília os projetos habitacionais que a gente já têm, como a expansão do Parque Palafitas, para termos mais moradias”, concluiu.

loading...

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.